×
Loading ...

Como elaborar uma pesquisa retrospectiva

Atualizado em 21 julho, 2017

Pesquisas retrospectivas têm a intenção de rever pontos de sucessos, fracassos, realizações e eficácia de um evento passado. Uma pesquisa retrospectiva pode ser conduzida para um evento específico, política de uma empresa ou qualquer outro assunto ocorrido.

Instruções

Pesquisas retrospectivas podem ser usadas para comparar questões ou condições passadas e presentes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Reveja o tópico da pesquisa. Decida se sua pesquisa abordará apenas questões do passado ou será uma comparação de questões atuais e passadas. Isole os pontos a incluir na sua pesquisa. Por exemplo, se uma empresa realizou um determinado evento e quer fazer uma pesquisa retrospectiva, você deve incluir temas como atendimento, rentabilidade, entretenimento, perspectiva de retorno, agradabilidade, conforto e marketing. Você poderia usar um evento próximo ou recente comparar tópicos de um anterior.

    Loading...
  2. Decida o objetivo da pesquisa. A pesquisa é destinada a recuperar informações sobre como melhorar algo no futuro ou é apenas uma forma de feedback ou comparação? O objetivo de sua pesquisa irá influenciar a extensão da pesquisa, perguntas e público.

  3. Categorize e organize seus pontos de pesquisa. Após decidir as questões que precisam ser abordadas, especifique-as para o evento ou problema passado. Por exemplo, se você quiser tratar do fator de entretenimento de um evento realizado, refira diretamente o tipo de entretenimento. Se foi um show, a música estava muito alto? Não estava alta o suficiente? Demorou muito? Foi muito curto? A música escolhida foi adequada?

  4. Apresente os tópicos de pesquisa como perguntas ou declarações. Reveja cada ponto-chave e gere tantas perguntas quanto necessárias. Se você for examinar uma questão específica de um evento, verifique todos os aspectos envolvidos e gerar questões sobre o ponto específico.

    Certifique-se de que você está usando uma linguagem clara e concisa. Se o leitor não entendeu a pergunta ou declaração, sua resposta será inválida.

  5. Decida o tipo de opções de resposta para a pesquisa. Isso vai depender da apresentação de suas perguntas de pesquisa. Se você projetar uma pesquisa com perguntas, ofereça possíveis respostas ou um espaço em branco onde as respostas serão colocadas. Se você apresenta a pesquisa com declarações, reserve espaços para o participante informar se concorda, discorda, não tem certeza; ou então peça-lha para avaliar a declaração em uma escala de 1-5 ou 1-10.

Loading...

Dicas

  • Inclua questões de idade, sexo e localização. Outros fatores determinantes também podem ajudá-lo a organizar os resultados da pesquisa.

Aviso

  • Não faça muitas perguntas em uma pesquisa. Os resultados podem ser difíceis de analisar.

O que você precisa

  • Lista de pessoas para a pesquisa
  • Método de comunicação (telefone, impressão, online)
  • Papel
  • Caneta
  • Computador
  • Descrição do problema a ser pesquisado

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...