Mais
×

Como elaborar um plano de aula para enfermagem

Atualizada November 21, 2016

Você precisa de habilidades específicas, qualificações e experiência para ensinar com sucesso estudantes de enfermagem. A enfermagem é um trabalho exigente, que requer qualidades pessoais, tais como compaixão e paciência, combinados com desempenho escolar e habilidades práticas. Aqueles que ensinam enfermagem geralmente tiveram uma participação ativa numa fase mais precoce. Eles são excepcionalmente qualificados para preparar os estudantes de enfermagem para exames e para conseguirem o seu lugar em ambientes de cuidados de saúde. Os critérios para os cursos de enfermagem são estabelecidos e os professores têm que seguir o módulo especificado. Dentro disso, o professor pode elaborar um plano de aula adequado para cada aula.

Instruções

Estudantes de enfermagem são geralmente muito motivados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Planeje sua aula no contexto do conteúdo do módulo e também no que você abordou na última lição. Avalie os alunos no início e no final de cada lição para que você possa descobrir se algum deles está ficando para trás.

  2. Defina metas e objetivos para a aula e faça com que sejam mensuráveis. Anote como você irá avaliar a aprendizagem dos alunos no final. Se a sua lição é sobre a confidencialidade do cliente, por exemplo, avalie os alunos fazendo perguntas, como a identificação da legislação pertinente e descrevendo cinco ocasiões em que uma enfermeira pode quebrar o sigilo.

  3. Inclua diferenciação em seu plano de aula. Você pode ter alunos que aprendem melhor de forma visual. Inclua atividades apropriadas, tais como diagramas rotulados e videoclipes. Vise fazer o seu plano de aula inclusivo, prestando atenção aos alunos cuja língua materna não é o Inglês, ou que estão inválidos.

  4. Varie as atividades para que todos os alunos estejam engajados na lição. Inclua algum trabalho em grupo para que eles possam trabalhar como uma equipe, algo que é importante na área da saúde. Certifique-se de que o seu plano de aula incentiva todos os alunos a participarem da aprendizagem.

  5. Faça uma ligação do seu plano de aula com o conteúdo aprendido anteriormente pelos alunos. Ligue também a introdução e a conclusão da aula para que eles possam fazer a conexão entre tudo o que aprenderem e não sentirem que as disciplinas são ministradas de forma isolada. Inclua algumas atividades de avaliação, especialmente no final da sessão.

Dicas

  • Observações iniciais sobre as aulas como estas irão ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de ensino.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article