Como elaborar um plano de comunicação organizacional

Escrito por chirantan basu | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar um plano de comunicação organizacional
Para que os planos de comunicação sejam eficazes, os comunicadores precisam ser respeitados (Paul Sutherland/Digital Vision/Getty Images)

Os planos de comunicação, sejam para uso interno ou externo, devem fomentar confiança. Eles devem auxiliar uma comunicação eficaz entre a direção e os funcionários e transmitir as mensagens-chave para os colaboradores externos da organização - fornecedores, clientes e investidores. Ouça cada um dos interessados, entenda suas preocupações, anote suas perguntas e, em seguida, crie um plano de comunicação adaptado a essas necessidades. As mensagens podem ser diferentes, de acordo com cada organização, mas a elaboração desses documentos envolve algumas etapas que são básicas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça uma avaliação das necessidades de comunicação. Documente-as de forma detalhada, incluindo as áreas particularmente sensíveis e as possíveis reações do público. Por exemplo, ao preparar um plano de comunicação para o iminente encerramento de uma instalação, entenda o impacto que essa decisão pode ter sobre os trabalhadores e a comunidade local como parte da avaliação das necessidades.

  2. 2

    Defina de modo resumido e claro os objetivos do seu plano de comunicação. Eles devem ser específicos, realistas e mensuráveis. Por exemplo, se a empresa está prestes a anunciar uma fusão, as metas podem ser especificadas da seguinte forma: "Assegure que todos os funcionários da empresa, acionistas e analistas financeiros estejam cientes da justificativa. Organize uma coletiva de imprensa conjunta com a diretoria das duas companhias no dia em que o acordo formal for fechado. Publique todos os detalhes relevantes da fusão no site de relações com os investidores".

  3. 3

    Faça uma análise do público-alvo para adaptar sua mensagem. No exemplo do encerramento da empresa, haveria duas mensagens: uma para os funcionários que serão diretamente afetados e outra para a comunidade em geral. Para fusões, as empresas frequentemente agendam de duas a três apresentações conjuntas: uma para os meios de comunicação, uma para os analistas financeiros (que depois constará na análise financeira detalhada) e uma terceira para os funcionários das respectivas organizações.

  4. 4

    Decida sobre a mensagem. Uma comunicação ideal deve conter um ou dois pontos-chave, caso contrário ela pode se tornar confusa. Nos dois exemplos dados, a mensagem principal seria a justificativa - porque as ações são necessárias nesse momento. Seja otimista. Mesmo em uma situação econômica difícil, procure resultados positivos. Por exemplo, uma nova aquisição de cliente ou lançamento de um novo produto podem servir como um estímulo moral para seus funcionários.

  5. 5

    Planeje a distribuição. Identifique o pessoal-chave e aloque os recursos necessários. Por exemplo, para implementar um novo sistema de tecnologia de informação, talvez seja necessário planejar várias aulas e sessões de treinamento em rede. Isso também pode envolver sessões de treinamento de instrutores para o grupo de treinadores que preparará os outros funcionários.

  6. 6

    Avalie a eficácia do seu plano de comunicação. Uma simples votação online ou questionário postado na intranet corporativa pode ser suficiente. Algumas organizações contratam empresas externas para realizar a pesquisa junto aos colaboradores em iniciativas-chave de comunicação corporativa. Você também pode obter a opinião de todos, conversando com os gerentes e funcionários e avaliando se eles ouviram e entenderam os principais elementos da sua mensagem. Ouça com atenção as respostas e faça perguntas de acompanhamento, para conseguir ajustar o plano de comunicação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível