Como Elaborar um Plano de Marketing para uma Máquina de Lavar

Escrito por trisha bartle | Traduzido por jose airton almeida neto
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Como Elaborar um Plano de Marketing para uma Máquina de Lavar
Máquinas de lavar necessitam de planos de marketing, assim como qualquer outro produto. (washing machine image by andrey polichenko from Fotolia.com)

Sem um plano de marketing adequado, você pode terminar com uma máquina de lavar de qualidade que ninguém quer comprar. O seu produto pode até ser excelente, mas se você não elaborar uma boa publicidade, não vai ter a venda que tanto espera. Um plano de marketing de uma máquina de lavar pode mudar tudo isso. Planeje as estratégias publicitárias, considere seu público-alvo e, por fim, realize a venda que sua máquina de lavar merece.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Inicie seu plano de marketing com um resumo e uma introdução. Isto deve apresentar ao leitor o que ele irá encontrar no plano de marketing, facilitando a sua estratégia. Inclua uma perspectiva acerca dos principais pontos do plano de marketing e o que você pretende alcançar. Neste caso, você pretende melhorar a venda da sua máquina de lavar.

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    Esboce os seus planos em um item chamado "Objetivos de Marketing". Liste exatamente o que você pretende alcançar com o seu plano de marketing, mas sem ainda detalhar como você planeja alcançar essas metas. Por exemplo, você poderia colocar "Aumentar as vendas das máquinas de lavar para pessoas menores de 25 anos", mesmo que não sejam os alvos típicos de um marketing de uma máquina de lavar padrão. Você também poderia dizer "Divulgar as máquinas de lavar em cinco revistas diferentes durante todo o próximo ano"

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    Aponte as pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os perigos (SWOT, em inglês), no tópico "Análise Situacional". Mesmo sendo bom focar nos aspectos positivos da sua máquina de lavar, como os pontos fortes e as oportunidades, apontar os pontos fracos e as ameaças irá evitar que você cometa os mesmos erros no futuro. Um ponto forte pode ser a excelente potência da máquina de lavar, enquanto um ponto fraco poderia ser uma simples possibilidade dela emperrar com uma fibra. Em "Oportunidades", liste as diversas maneiras de anunciar a sua máquina, seja em rádios ou em eventos sociais. Em "Ameaças", aponte os motivos pelos quais alguém poderia não comprar a máquina, como, por exemplo, um preço mais em conta de um concorrente.

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    Aponte o público-alvo da venda de sua máquina de lavar em "Mercados Alvos". Identifique a idade dos seus clientes e se são mulheres ou homens. Sua máquina de lavar é própria para pessoas que moram só ou pessoas com uma família numerosa? Considere todos esses aspectos ao desenvolver um mercado alvo para o seu produto. Cada máquina de lavar é única, então analise o seu modelo com muito cuidado ao elaborar uma resposta. Uma máquina de fácil instalação e com secadora vai ter um mercado alvo próprio, diferente de uma máquina de alta qualidade, com maior capacidade e tamanho.

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    Elabore o plano de ação de marketing e venda da sua máquina de lavar no item "Estratégias". Considere seus clientes e a concorrência quando pensar sobre as suas estratégias de marketing. Leve em conta o produto, o preço, o lugar de distribuição e como o seu plano irá promover a sua venda, principalmente no que se refere ao mercado alvo da máquina de lavar. Se você pretende iniciar um marketing de panfletagem, leve em conta as tendências publicitárias, quem é o público-alvo, onde e por quanto tempo será distribuído.

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    Planeje o rastreamento de vendas para a sua máquina e o seus programas de marketing bem sucedidos no item "Rastreamento" (Tracking, em inglês). Se você iniciar uma campanha de marketing na internet com um anúncio mostrando a sua máquina de lavar, insira um código de rastreamento no anúncio, pois, assim, você saberá o lugar de origem da compra se alguém comprar uma máquina de lavar clicando no anúncio. Rastreando, você poderá determinar que métodos de marketing funcionam melhor, melhorando as suas vendas futuras. Liste todo os seus planos de rastreamento neste item.

Dicas & Advertências

  • Trabalhou demais escrevendo o sumário e a introdução? Entenda isso como seu último esforço, pois agora será bem mais fácil preenchê-lo.

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