Como escrever um relatório de justificativas

Escrever um relatório de justificativa convincente não é fácil

fleissig image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com

Os relatórios de justificativas são escritos para defender mudanças de normas ou procedimentos. Muitas vezes são escritos sem qualquer pedido do leitor. O relatório centra-se em responder a pergunta "por que deveríamos?" Eles fazem isto fornecendo provas e argumentos convincentes a favor das mudanças que o relatório propõe.

Como escrever um relatório de justificativas

Step 1

Use um cabeçalho básico (Para / De / Data / Assunto) e preencha-o corretamente. Deixe claro quem deve ler o relatório, quem o escreveu, e sobre o que ele é.

Step 2

Escreva um parágrafo de abertura que descreva o problema ou o objetivo do seu relatório. Explique em poucas palavras quais as suas recomendações e os benefícios que trarão.

Step 3

Escreva uma introdução para seu relatório que explique o significado e o propósito do seu relatório com mais detalhes. Insira informações relevantes que ajudarão o leitor a entender os motivos e as razões por trás de suas recomendações.

Step 4

Use o corpo principal do seu relatório para explicar como você sugere implementar suas recomendações. Forneça detalhes específicos sobre os novos procedimentos ou soluções. Explique quem estará envolvido, o que farão, o que custará e quanto tempo demorará para ser implementado. Indique a pesquisa ou os métodos que você seguiu para chegar às suas conclusões. Inclua as desvantagens e os problemas que os novos procedimentos possam criar. Seja preciso, organize o seu material logicamente e, seja honesto, pois isso vai acrescentar força aos seus argumentos.

Step 5

Termine o seu relatório de justificativas com um breve resumo de suas conclusões e recomendações. Não introduza novas informações nesta parte; em vez disso, reveja os principais argumentos que apoiam suas recomendações. Escreva um breve parágrafo de conclusão para o seu relatório.

eHow Brasil
×