Mais
×

Como elaborar uma redação reflexiva

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os estudantes e escritores podem ser convidados a escrever vários tipos de redações, como uma redação narrativa, descritiva ou reflexiva. Cada um desses tipos de redações diferentes, incluindo a redação reflexiva, tem exigências diferentes, a fim de garantir a produção de uma redação completa, abrangente e bem escrita. A elaboração de uma redação envolve o conhecimento das exigências de estilo de redação e escrita envolventes e emocionantes que cumpram esses requisitos.

Instruções

  1. Entenda a atribuição. Uma redação reflexiva é um redação que exige a consideração a reflexão retrógrada em cima de uma experiência. Em outras palavras você está "refletindo" ou lembrando-se de um incidente ou evento e pensando sobre o que você aprendeu com ele.

  2. Pense uma lista de tópicos ou ideias. Uma redação reflexiva deve ser sobre algo que você pode se lembrar ou pensar e comentar. Pode ser uma experiência com a qual você aprendeu algo, ou um evento que agora você enxerga de forma diferente. O ponto é, você deve "refletir" ou descrever algo que ocorreu, e como a ocorrência ou evento teve um impacto sobre você.

  3. Selecione um tópico sobre o qual você pode fornecer avaliação ou informação considerável. Ao contrário de uma narrativa ou redação informativa, você não está simplesmente contando uma história sobre algo que aconteceu em sua vida. Você não está recontando eventos ou apresentando um relato de uma ação passada. Você está refletindo sobre ou pensando e avaliando esses eventos. Essa diferença é semelhante à diferença entre um relatório de um livro e um documento de análise — em um relatório, você simplesmente diz sobre o que o livro fala, enquanto, em um artigo, você faz a análise do livro, ou seja, você pensa sobre o que ele queria dizer. Com uma redação reflexiva, você está fazendo este mesmo tipo de análise, só que analisando algo que aconteceu com você, em vez de algo que aconteceu em um livro.

  4. Delineie o seu trabalho. Discuta o que você quer falar em cada parágrafo. Certifique-se de que as ideias fluam juntas e de que o trabalho tenha uma tese. A tese deve ser a sua avaliação da situação ou as lições aprendidas com a experiência. Em outras palavras, a tese deve mostrar exatamente sobre o que você está refletindo. Cada um dos parágrafos do corpo deve apoiar essa tese principal e/ou fornecer evidências ou detalhes adicionais sobre a situação e as suas reflexões sobre ela.

  5. Escreva a sua redação. Tenha em mente todas as considerações que você avaliou ao selecionar um tema e faça um esboço. Seu trabalho deve fluir suavemente formando uma introdução, uma descrição sobre o que você está refletindo, seus pensamentos, reflexões e avaliações da situação ou a forma como o evento ocorreu.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article