×
Loading ...

Como saber se um elemento tem uma carga positiva ou negativa

Atualizado em 21 julho, 2017

Embora os elementos não tenham uma carga elétrica, seus íons podem ter uma carga positiva ou negativa. Isso ocorre porque eles têm o mesmo número de elétrons e prótons, compensando assim as cargas que as duas partículas produzem. No entanto, quando um elemento se ioniza, ele ganhará ou perderá elétrons. A tabela periódica organizou esses elementos de tal forma que é muito simples ver se o íon de um deles tem uma carga positiva ou negativa.

Instruções

A tabela periódica dos elementos é uma ferramenta de grande utilidade que permite aos cientistas facilmente caracterizar e organizar a variedade dos elementos químicos existentes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Entenda porque alguns elementos perdem elétrons e outros ganham quando são ionizados. Eles são mais estáveis quando a camada mais externa armazena o máximo de elétrons possível. Se for mais fácil para um elemento perder elétrons para obter uma camada externa completa, ele o fará quando ionizar. O oposto acontece se for mais fácil para um elemento ganhar elétrons para preencher a sua camada externa.

    Loading...
  2. Observe a tabela periódica. A maioria dos elementos dos Grupos (colunas) 1, 2, 3 e 14 tem uma carga positiva quando ionizada. Isso acontece porque eles precisam perder menos elétrons do que precisam receber para ter uma camada de valência (externa) completa. Portanto, é mais fácil para eles perderem elétrons, que têm uma carga negativa. Como há mais prótons com cargas positivas do que elétrons, esses íons terão uma carga positiva. De acordo com o Dixie State College of Utah, os metais de transição, elementos do Grupo 3 ao 12, terão sempre uma carga positiva.

  3. Encontre os íons de carga negativa observando os Grupos 15, 16 e 17 na tabela periódica. A maioria desses elementos ionizará com uma carga negativa porque eles precisam ganhar menos elétrons do que precisam perder a fim de ter uma camada de valência completa. Como esses elementos ganham elétrons, seus íons terão mais elétrons que prótons, dando a eles uma carga negativa.

  4. Cuidado com a variedade de elementos que são exceções ao conselho previamente mencionado. Alguns elementos, como o carbono, nunca formarão íons sozinhos. Portanto, esses íons não têm uma carga. Consulte fontes de referência e livros didáticos para um gráfico de íons abrangente para verificar se o elemento que você está procurando é uma exceção.

Loading...

O que você precisa

  • Tabela periódica dos elementos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...