Elementos de um conto de fadas

Escrito por tina cisneros | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Elementos de um conto de fadas
A magia, nos contos de fada, pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal (Pixland/Pixland/Getty Images)

O conto de fadas é um gênero literário claramente definido por alguns elementos característicos. Ele provém das tradições orais e dos contadores de história. Comum em todas as culturas, essas histórias normalmente possuem uma lição moral e estão associadas aos valores de determinada região. Existem versões similares (enredo, personagens, magia) em todo o mundo. Esse gênero é divertido, pois transporta seus leitores a um outro mundo, em que a magia é real.

Outras pessoas estão lendo

Linhas iniciais e finais

Os contos de fada são normalmente descritos como histórias que aconteceram muito tempo atrás. A frase mais comumente relacionada a esse gênero é "Era uma vez". Essa linha inicial aparece em diferentes textos e faz com que o leitor imediatamente reconheça a história como um conto de fadas. Da mesma forma, a maioria dos contos termina com sentença "E viveram felizes para sempre", como em "Cinderela" e "A Bela Adormecida".

Heróis e vilões

Os contos de fada possuem heróis e heroínas muito bem definidos. Esses personagens são normalmente descritos como gentis e de boa natureza. Eles frequentemente enfrentam situações injustas, como a Branca de Neve, uma jovem e doce menina invejada pela Rainha Má. Além disso, os contos sempre apresentam um vilão. Ele é geralmente uma bruxa ou feiticeiro, mestre em magia negra, ou pode ser um gnomo ou monstro.

Magia

Os contos de fada são famosos pela inclusão de elementos mágicos e supernaturais. É comum encontrar animais falantes que se tornam amigos do herói ou heroína. As histórias com princesas geralmente a descrevem cantando e dançando com animais da floresta. Até mesmo os objetos do dia a dia podem criar vida. Eles também englobam personagens mágicos como fadas, ogros, elfos e duendes.

Realeza

Os contos de fada são normalmente ambientados com cenários e personagens da realeza. Castelos, rainhas e reis são frequentemente mencionados nas histórias. Muitas vezes, a heroína é uma princesa desaparecida, como no caso de "Rapunzel" e "A Bela Adormecida". No final dos contos, a maioria das princesas casa-se com o belo príncipe que a resgatou e eles vivem "felizes para sempre".

Problema e solução

O enredo dos contos de fada foca em um problema que deve ser resolvido. A história gira em torno dessa situação, e o final feliz deriva da solução dessa adversidade. No caso de Cinderela, a problemática era que ela queria, mas não podia ir ao baile. Quando sua fada madrinha apresentou a solução para a situação, ela realizou seu desejo, foi ao baile e, então, conheceu o príncipe, o que mudou sua vida.

Lição universal

Os contos de fada fornecem lições sobre algumas verdades universais. Por exemplo, nessas histórias, o bem sempre prevalece sobre o mal. Elas podem focar no amadurecimento, amor, sonhos e esperança. Elas demonstram que os gentis heróis podem vencer face à adversidade e ao cruel vilão.

Fontes de aprendizado

Os contos de fada são excelentes fontes de pesquisa para a sala de aula. As crianças estão familiarizadas com esse gênero literário. Você pode pedir aos alunos que comparem diferentes versões da história "Cinderela" (há diversos contos de regiões diferentes). Como os contos possuem elementos específicos, eles são úteis ao ensinar os alunos a escrever narrativas. Há um formato a ser seguido, e entendê-lo ajuda os estudantes a organizar seus pensamentos e desenvolver suas próprias histórias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível