A eletrólise solar é uma maneira de obter gás hidrogênio executando uma corrente elétrica através da água. O hidrogênio é uma fonte de energia atóxica, cujo único subproduto é a água pura. A eletrólise pode ser cara e ineficiente quando produzida comercialmente, mas quando é alimentada por energia solar, é ecologicamente sustentável. Qualquer um pode coletar pequenas quantidades de hidrogênio em casa. Os mesmos princípios aplicam-se à produção mais sofisticada e de grande escala. Fazer hidrogênio solar é uma divertida experiência de ciência para crianças e adultos curiosos.
Instruções
-
Encha uma banheira de plástico com 15 a 20 cm de água.
-
Despeje o sal na água até que ele não dissolva mais. Misture completamente. A água salgada conduz eletricidade melhor que a água normal.
-
Corte ao meio o comprimento do fio de cobre ou alumínio.
-
Enrole um segmento do fio firmemente em torno de uma das barras de metal. Enrole o outro em torno da outra barra.
-
Vista suas luvas e coloque as barras no fundo da banheira, deixando pelo menos 15 cm entre elas.
-
Mergulhe o recipiente alto virado para baixo na água. Lentamente, incline o vidro para um ângulo de 45 graus, permitindo que as bolhas escapem na água. Cuidadosamente, coloque o recipiente em cima de uma das barras de alumínio.
-
Fixe as outras pontas do fio nos terminais positivos e negativos do painel solar. Assegure-se de que o painel solar esteja desligado. A barra coberta pelo vidro deverá se conectar ao terminal negativo, ou cátodo.
-
Ligue o painel e coloque-o no sol. Isso fornecerá uma corrente elétrica que atravessa a água. As bolhas começarão a se formar perto das duas barras de alumínio. A bolha perto da barra positiva é oxigênio, enquanto a barra negativa liberará hidrogênio, que subirá e ficará contido no recipiente de vidro.