on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um elevador motorizado para um projeto de feira de ciências

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os alunos podem aprender e entender o básico do maquinário de um elevador construindo um elevador motorizado para um projeto de ciências com alguns componentes básicos fáceis de encontrar. Em comparação a um elevador completo, o elevador deve ser pequeno o suficiente para que o motor funcione sem contrapesos que o operem, mas os alunos devem explicar que a maioria dos elevadores de verdade usam contrapesos para funcionar.

Instruções

A logística por trás da construção de um elevador é simples para os alunos entenderem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça e marque 30 cm a partir das bordas para encontrar o centro do compensado com a fita métrica. Meça e marque 7,5 cm acima da borda inferior e abaixo da borda superior

    Loading...
  2. Pregue um carretel ao compensado usando o martelo e os pregos na marca central a 7,5 cm da base. Meça e marque 7,5 cm a partir da borda esquerda do compensado. Pregue um carretel nesse local. Meça e marque 7,5 cm abaixo do topo e a partir da esquerda do compensado. Pregue um carretel à madeira nesse local.

  3. Meça e marque 22 cm a partir da borda esquerda e 7,5 cm a partir do topo do compensado. Pregue um carretel nesse local. Meça e marque 7,5 cm a partir da borda direita e 7,5 cm a partir do topo do compensado. Pregue um carretel nesse local. Meça e marque 22 cm a partir da borda direita e 7,5 cm a partir do topo do compensado. Pregue um carretel nesse local. Meça 7,5 cm a partir da borda direita e 30 cm a partir do topo do compensado. Prenda o motor nesse local com o eixo apontado para a direção oposta ao compensado.

  4. Monte o último carretel no eixo do motor. Coloque a caixa no centro da madeira de modo que o lado aberto fique virado para fora. Marque no topo e na base da caixa dois locais para prender a linha que fiquem uma a 2,5 cm à esquerda e à direita do centro da caixa. Amarre uma linha no buraco da direita superior da caixa e passe-a até o carretel acima da caixa à esquerda, e então até o carretel no canto superior esquerdo, daí até o carretel no canto inferior esquerdo, e então até o carretel no centro e embaixo, e de volta até a caixa.

  5. Circule o fio pelos dois buracos na base e amarre-o nele próprio para centralizar o fio vindo da base da caixa. Amarre a linha no buraco superior esquerdo da caixa e passe-o até o carretel acima da caixa à direita, e então até o carretel no canto superior direito e de volta até o carretel preso ao motor. Deixe uma folga na linha antes de prendê-la ao último carretel. Prenda a ponta da linha ao carretel com cola de artesanato e amarre o excesso em volta do carretel quando a cola estiver seca.

  6. Ligue o motor à uma fonte de energia e insira as baterias, dependendo do caso. Ligue o interruptor preso ao motor para cima para fazer o elevador subir e para baixo para vê-lo descer. Retorne o dispositivo para a posição central para pará-lo.

Loading...

Dicas

  • Dependendo de como o motor for orientado ao ser preso ao compensado, o interruptor pode funcionar ao contrário. Ligar o interruptor para cima pode fazê-lo descer, e ligá-lo para baixo pode fazê-lo subir.

O que você precisa

  • Folha de compensado medindo 60 cm por 60 cm
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Carretel de linha (7)
  • Pregos
  • Martelo
  • Motor elétrico reversível operado por interruptor
  • Caixa de papelão pequena
  • Linha
  • Cola de artesanato

Referências

Loading ...
Loading ...