Mais
×

Como fazer um elevador residencial

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Instalar um elevador residencial na sua casa não é uma tarefa simples, mas poderá instalá-lo com planejamento adequado e métodos de design e construção profissionais. De fato, elevadores em casas estão ganhando popularidade, especialmente em bairros ricos, onde casas grandes e caras são a regra, e em algumas casas de pessoas com deficiência física. Muitas indústrias fabricam kits de elevadores residenciais e sistemas para diversos tipos de casas e estilos de arquiteturas. Não é recomendado tentar fazer um projeto de design e construção sozinho; na verdade, alguns bairros podem até proibir essa prática.

Instruções

Elevadores residenciais podem ser úteis em casas com vários andares, especialmente para pessoas com deficiência física (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Como fazer

  1. Desenvolva seu plano para o projeto de instalação do elevador residencial na sua casa, preferivelmente em um programa de computador desenvolvido para a administração de projetos de construção (Microsoft Project, por exemplo). Lembre-se de incluir todas as exigências previsíveis; obter as licenças necessárias; contratar e planejar com engenheiros, arquitetos, empreiteiros, exigências da construção; marcar inspeções oficiais; comprar e delegar os materiais fundamentais, os equipamentos, as caçambas e outros itens do tipo. Reserve quanto tempo for possível para delinear o projeto do começo ao fim.

    Um plano de projeto abrangente e manejável é crucial (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Consulte e contrate engenheiros, arquitetos, empreiteiros e outros profissionais necessários. Eles vão providenciar projetos, desenhos e mudanças físicas fundamentais na estrutura existente ou nos serviços elétricos, para a instalação do elevador ser aceita. Saiba que pode ser necessário selecionar e comprar um kit específico de elevador nessa fase, para que os engenheiros e demais fiquem cientes com o que estão lidando.

    Contrate profissionais para ajudar nas preparações necessárias e nas dificuldades do trabalho de construção (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Consiga as licenças necessárias com as entidades governamentais apropriadas. Alguns bairros insistem em ter as plantas e os planos completos quando expedem licenças, então lembre-se disso quando estiver com os planos de desenho dos profissionais contratados. Fazer a lição de casa antes de ir atrás das licenças sempre poupa tempo e dor de cabeça, então é bom ligar para várias agências que cuidam dessa parte antes do tempo para entender as exigências.

    Assegure-se de que todo o básico está resolvido: tenha as licenças necessárias e faça as inspeções exigidas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. Traga arquitetos, engenheiros, empreiteiros e até oficiais da construção juntos para uma reunião rápida, para que se façam um cronograma do trabalho preparatório necessário para deixar a casa ponta para a instalação do elevador. É claro que você precisará de caçambas no local para jogar o entulho e deixar a casa limpa.

    Demolição, reforma, parte elétrica e outros trabalhos preparatórios necessário pedem planejamento e coordenação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Instale o equipamento efetivo para o elevador residencial e acessórios relacionados. Seus empreiteiros contratados terão que trabalhar juntos para mover os equipamentos para o lugar certo e prender a estrutura, depois para instalar a eletricidade, os sistemas de seguranças e outros itens associados a esse tipo de projeto.

  6. Marque as inspeções necessárias quando forem pedidas pelos oficiais de construção do seu bairro. Alguns inspetores são bastante difíceis quando fazem as inspeções. Preste bastante atenção aos pedidos; eles estão lá para ajudá-lo, então a cooperação é o segredo. Por exemplo, não feche uma parede com a nova fiação dentro, se o inspetor elétrico pedir para ver o sistema de fios antes disso.

    Inspeções oportunas são cruciais. Preste bastante atenção aos pedidos dos inspetores oficiais e às exigências (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Teste seu elevador residencial quando ele estiver instalado com sucesso, inspecionado e aprovador para o uso. Siga as instruções do fabricante e do fornecedor do novo elevador. Alguns estados ou cidades podem ter exigências parecidas com aquelas aplicadas em elevadores públicos e comerciais.

Dicas

  • Siga as instruções do fabricante para manuseio, instalação, operação, manutenção e inspeção de todos os produtos, materiais, equipamentos e ferramentas.
  • Sempre use equipamentos de segurança e materiais de proteção pessoal aprovados e recomendados ao trabalhar em projetos como esse.
  • Ponha tudo no papel! Contratos, certificados, garantias, resultados de inspeção, mudanças de área e outros itens pertencentes a esse tipo de projeto devem estar na forma de escrita.

O que você precisa

  • Gerente de projetos
  • Financiamento
  • Licenças
  • Desenhos de engenharia
  • Desenhos de arquitetura
  • Planos aprovados e projetos
  • Planos de construção, cronograma e estimativas
  • Empreiteiros e contratos
  • Materiais pedidos para a construção/instalação
  • Kit aprovado de elevador
  • Plano de eliminação de entulho
  • Inspeções, aprovações necessárias
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article