×
Loading ...

Como eliminar as bactérias da água de cisterna utilizando água sanitária

Atualizado em 17 abril, 2017

A água de cisterna, que normalmente é coletada para regar o jardim, a fim de conservar a água potável, pode ser convertida em água potável em momentos de emergência, através da adição de uma quantidade apropriada de água sanitária à água. Esse produto químico só será eficaz, no entanto, se a sua cisterna está devidamente limpa e possui uma tampa para impedir que insetos, matérias estranhas e água contaminada entrem no seu recipiente. A água desinfetada pode ser usada para cozinhar, tomar banho, lavar a louça e para o consumo humano.

Instruções

Aprenda a eliminar as bactérias da sua água de cisterna para torná-la potável (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

    Como desinfetar a água da cisterna

  1. Verifique se a cisterna foi devidamente limpa com antecedência e se foi coberta corretamente. (Para mais informações, consulte os avisos abaixo).

    Loading...
  2. Adicione 2 gotas de água sanitária a cada 4 L de água ou 3 colheres de água sanitária a cada 4000 L.

  3. Espere cinco minutos antes de utilizar a água.

Loading...

Dicas

  • Para limpar a água de cisterna, utilize uma água sanitária sem aroma, que contenha aproximadamente 5% de hipoclorito de sódio.
  • Se a água sanitária não estiver disponível, ferver a água também é uma maneira eficaz para desinfetar.

Aviso

  • A utilização da água sanitária para desinfetar a água de cisterna só será eficaz se você não esquecer de limpar a sua cisterna, pelo menos uma vez por ano, antes da época de chuva. Isso reduzirá a porcentagem de micro-organismos. Para fazer isso, esvazie o seu recipiente, esfregue as paredes com uma mistura de água e água sanitária, aproximadamente 1/4 de xícara do produto químico por 40 L de água. Certifique-se de que a sua cisterna está bem ventilada durante esse processo, para que você não inale os gases prejudiciais à saúde. Feito isso, lave o recipiente até não sentir mais o cheiro do produto.
  • Verifique regularmente se existem rachaduras e outros defeitos nas paredes e cubra a sua cisterna.
  • Além disso, certifique-se de que a sua cisterna esteja devidamente coberta. As tampas devem ser feitas de um material durável, não poroso e devem ficar bem encaixadas para evitar que insetos e outras substâncias estranhas entrem no recipiente. A tampa também deverá ser cercada com uma vedação hermética para impedir a entrada da água de enxurrada contaminada. A Universidade de Kentucky diz que água de cisterna será tão limpa quanto a própria cisterna.
  • e a água que vai nela.

O que você precisa

  • Água sanitária

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...