Como eliminar câimbras noturnas nas pernas

Escrito por ehow contributor | Traduzido por aline cortez
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Como eliminar câimbras noturnas nas pernas
Elimine as câimbras noturnas nas pernas

As câimbras nas pernas são espasmos musculares dolorosos que podem surgir de repente, especialmente durante a noite, despertando-o de um sono profundo. Embora algumas ataquem a panturrilha ou a coxa, outras atingem as solas dos pés, durando de alguns segundos a vários minutos. Leia mais para aprender como eliminar essas dolorosas câimbras noturnas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Elimine as câimbras noturnas quando elas aparecem

  1. 1

    Tente aliviar as câimbras estendendo a perna e virando o pé em direção ao joelho. Como alternativa, segure os dedos dos pés e puxe-os na direção de seu joelho.

  2. 2

    Levante-se, caminhe um pouco e chacoalhe a perna vigorosamente, então volte para a cama e apoie a perna em um travesseiro.

  3. 3

    Massageie delicadamente a área fazendo movimentos circulares para ajudar a relaxar o músculo tenso.

  4. 4

    Afrouxe os lençóis e cobertores para que os pés e os dedos não fiquem apontados para frente, pois isso pode fazer com que seus músculos se contraiam, provocando outra câimbra dolorosa.

  5. 5

    Tome um banho quente, de chuveiro ou banheira, ou aplique uma bolsa de água quente na região da câimbra por pelo menos 10 minutos.

    Elimine a causa das câimbras noturnas

  1. 1

    Beba pelo menos 6 a 8 copos de água todos os dias para que vitaminas e minerais possam ser adequadamente absorvidos pelo organismo.

  2. 2

    Alongue as pernas toda noite. Uma maneira de fazer isso é inclinando-se para a frente a aproximadamente 75 cm de uma parede, mantendo os calcanhares firmes no chão. Suba as mãos pela parede para alongar os músculos das pernas. Mantenha a posição por aproximadamente um minuto.

  3. 3

    Mantenha os músculos flexíveis fazendo natação ou outros exercícios aquáticos.

  4. 4

    Use tênis adequados e evite salto alto.

  5. 5

    Certifique-se de que está ingerindo as quantidades necessárias de cálcio, potássio, magnésio e vitaminas E e A.

  6. 6

    Inclua bananas, tomates, batatas, brócolis, cantalupo e frutas cítricas em sua dieta diária. Esses alimentos contém potássio, um mineral essencial na regulação da atividade muscular.

Dicas & Advertências

  • Se quiser aumentar seu consumo de cálcio, é aconselhável tomar um suplemento de cálcio sem fósforo antes de ir para cama para não contar apenas com leite e outros laticínios.
  • Não substitua a água por bebidas com cafeína ou álcool, pois elas são diuréticas e desidratam mais do que hidratam.
  • Mulheres grávidas ou na pós-menopausa que não consomem cálcio suficiente podem sofrer mais com câimbras noturnas nas pernas.
  • Alguns medicamentos podem causar câimbras noturnas. Consulte seu médico se suspeitar que essa é a causa.

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