×
Loading ...

Como eliminar formigas da cozinha

Verdadeiras pragas do mundo moderno, as formigas invadem casas e apartamentos da área urbana com cada vez mais frequência. A situação é pior durante o verão. Muitas vezes, uma aplicação de inseticida pode dar conta do problema. Mas o veneno desses produtos pode ser perigoso para a saúde em áreas como a cozinha, já que podem contaminar os alimentos. E é justamente na cozinha que elas mais estão presentes, já que são locais com maiores concentrações de alimentos. Especialistas afirmam que há mais de 30 espécies de formigas que são consideradas pragas na área urbana. Confira as dicas para espantar as formigas da sua cozinha.

Instruções

As formigas são consideradas pragas das áreas urbanas na maioria das cidades do mundo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. A primeira recomendação para afastar formigas de casa é fazer a manutenção adequada de armários, pisos e paredes. Qualquer rachadura ou fissura nesses locais são possíveis locais onde as formigas se unem para formar ninhos. Esse processo é chamado de nidificação.

    Loading...
  2. Vede todas as áreas de possíveis entradas de formiga. Para isso, observe o caminho das formigas, para encontrar o local do ninho. Em seguida, vede a brecha com betume, gesso ou produtos, que podem ser encontrados em lojas de construção.

  3. O mais importante, porém, é manter sua cozinha sempre limpa. Retirar o lixo diariamente, manter a louça limpa e fechar todo recipiente com alimentos (especialmente doces e açúcares em geral) contribui para afastar as formigas da cozinha.

  4. Se mesmo assim as formigas estiverem presentes em grande número na cozinha, é hora de aplicar alguns remédios naturais para afastar a praga de uma vez por todas. Uma dica é colocar cravos da índia dentro de uma garrafa com álcool. Deixe os cravos por três dias, agitando o frasco diariamente.

  5. Depois desse tempo, passe o álcool nos caminhos por onde as formigas costumam a passar. O cheiro da substância vai repelir as formigas por alguns dias. Repita o processo sempre que achar necessário.

  6. Para eliminá-las, borrife água com detergente sobre os insetos. O detergente, assim como qualquer outro tipo de sabão, tapa os poros das formigas, impedindo-as de respirar.

  7. Alguns odores de plantas afastam as formigas. Um dos principais deles é o cheiro do hortelã e louro. Esmague folhas de hortelã e louro e coloque-os próximos dos ninhos das formigas. Além de eliminá-las, essa mistura deixa a casa cheirando bem.

  8. Depois desses passos as formigas certamente ficarão longe da cozinha. Mas atenção. Se houver vários ninhos de formigas na sua residência, talvez a melhor opção seja chamar um dedetizador profissional.

Loading...

Dicas

  • Qualquer alimento deixado à disposição na cozinha é uma possível fonte de contaminação por formigas. Evite o problema com recipientes fechados hermeticamente ou acondicionados na geladeira.

O que você precisa

  • Materiais para vedação de buracos e rachaduras (gesso, látex ou betume)
  • 1 garrafa de álcool
  • 20 cravos da índia
  • Mistura de água e detergente
  • Hortelã à vontade
  • Folhas de louro à vontade

Referências

Loading ...
Loading ...