Mais
×

Como eliminar lêndeas do cabelo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os ovos de piolhos, também conhecidos como lêndeas, fixam-se aos fios do cabelo perto do couro cabeludo, causando vermelhidão e coceira. As lêndeas são do tamanho de um floco de caspa e geralmente são o primeiro sinal de uma infestação ativa por piolhos. O tratamento para matar as lêndeas é feito através de xampus com ou sem prescrição médica e um pente fino.

Instruções

Lêndeas algumas vezes são confundidas com caspa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Molhe o cabelo completamente no chuveiro ou sob uma torneira.

  2. Aplique o xampu para combater piolhos e esfregue vigorosamente o couro cabeludo e atrás das orelhas. Estes xampus contêm os ingredientes piretrina ou permetrina, que são eficazes na eliminação das lêndeas. Repita a lavagem até que as lêndeas e piolhos estejam mortos.

  3. Enxague os cabelos com água morna até retirar o xampu completamente . Evite enxugá-los com uma toalha, pois este é um modo de transmissão dos piolhos.

  4. Use um pente fino enquanto o cabelo está molhado para remover fisicamente as lêndeas. Repita as passagens do pente até que as lêndeas e piolhos estejam mortos.

Dicas

  • Consulte um dermatologista se as lêndeas e piolhos persistirem.

Aviso

  • De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), evite o uso de condicionador para o cabelo, uma vez que os ingredientes do produto formam uma barreira para o xampu de combate aos piolhos.

O que você precisa

  • Xampu para combater piolhos
  • Pente fino
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article