Mais
×

Como eliminar lodo verde de fontes de água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Além de embelezar a paisagem, as fontes fornecem o som calmante da água corrente. Ao longo do tempo, um lodo verde desagradável pode se formar na superfície delas. Esse lodo é, na verdade, formado por algas que podem se desenvolver rapidamente devido à luz solar e a temperaturas altas. Os algicidas comerciais removerão a alga, mas uma forma menos cara de manter uma fonte livre de lodo é usar produtos comuns que você provavelmente já tenha em casa.

Instruções

Mantenha uma fonte sem lodo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desconecte a bomba e escoe a fonte.

  2. Enxague-a com água fresca. Use escovas de tubos ou de dentes para limpar bem a tubulação da bomba, todas as calhas, as pequenas aberturas e as fendas.

  3. Despeje uma boa quantidade de vinagre na fonte ou em um balde. Esfregue toda a superfície com a solução e uma escova de limpeza. O vinagre tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e não danificará os tubos nem a superfície da fonte.

  4. Outra alternativa é usar alvejante para esfregar as superfícies. Deixe a fonte secar e, então, enxague-a bem com água limpa para remover todos os resíduos do alvejante.

  5. Reconecte os tubos e encha a fonte novamente. Consulte o fabricante para obter recomendações de aditivos para adicionar à água a fim de retardar um futuro crescimento de algas.

Aviso

  • Evite usar detergente, pois as bolhas podem danificar a bomba e são difíceis de eliminar da água.

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Vinagre branco
  • Escova de dentes ou de tubos
  • Escova de limpeza
  • Alvejante (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article