Mais
×

Como eliminar manchas de água em poltronas de couro

Atualizado em 17 abril, 2017

Ironicamente, a resposta para como eliminar manchas de água em couro é mais água - água pura inicialmente, seguida de água com vinagre e de água com álcool. Você conseguirá uma cor uniforme que será um pouco mais escura no começo, mas que, com o tempo, secará e ficará mais clara. No intuito de preservar o couro, comece com o menos agressivo (água) e passe para o mais agressivo, somente se necessário. Essas técnicas funcionam para couros macios, sejam pintados ou naturais. Nenhuma dessas técnicas usa detergentes. Um pouco de umidade é menos prejudicial ao couro, com o passar do tempo, que detergentes.

Instruções

Líquidos podem ajudar a remover manchas de água de poltronas de couro (comfortable leather chair image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  1. Umedeça o pano branco macio na água.

  2. Esfregue levemente e em círculos toda a superfície do couro da poltrona, não somente as manchas. Estas devem ficar invisíveis enquanto o couro é umedecido.

  3. Deixe que a poltrona seque. Você verá rapidamente (em mais ou menos meia hora) se a técnica funcionou.

  4. Repita o processo com água, se as manchas tiverem sido suavizadas mas não tiverem desaparecido.

  5. Repita os passos acima usando uma solução feita de três partes de água para uma parte de vinagre branco. Repita esse passo uma vez, se necessário. O vinagre deixará um cheiro ruim, mas evaporará com o tempo.

  6. Repita os passos acima usando uma solução de três partes de água para uma parte de álcool isopropílico, se o vinagre não funcionar. Repita esse passo uma vez, se necessário.

  7. Limpe com o sabão de barra de glicerina se os três métodos acima tiverem falhado. Ensaboe todo o couro, não só a mancha.

  8. Trate a poltrona com um amaciante de couro à base de lanolina para fazê-la ficar à prova d'água e resistente a manchas.

Dicas

  • Não encharque o couro. Em vez disso, só umedeça o suficiente para escurecer a superfície quando estiver molhada.
  • O couro colorido deve responder bem à água pura, mas pode ser que um couro de cor natural precise do tratamento com o vinagre e álcool.
  • O couro camurça também deve responder bem à água, mas exigirá escovação com uma escova própria para camurça (disponível onde é vendida graxa para sapatos) para levantar a felpa.
  • Essas técnicas funcionam para outros produtos de couro manchados, como sapatos e jaquetas.

Aviso

  • Use somente panos brancos para evitar que o couro manche com a cor do pano.
  • Não use um amaciante à base de óleo ou produtos de limpeza no seu móvel de couro, ou você o escurecerá permanentemente. Amaciantes oleosos também têm um cheiro forte e desagradável e mancharão o tecido do couro.

O que você precisa

  • Panos limpos e macios ( brancos )
  • Vinagre
  • Álcool isopropílico para assepsia
  • Sabão de barra de glicerina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article