Vida

Como eliminar os nitritos e nitratos de seu aquário

Escrito por alex burgess Google | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como eliminar os nitritos e nitratos de seu aquário

Em um aquário novo, os níveis de nitrito devem ser mantidos no mínimo possível

blacky image by Rainer Tagwercher from Fotolia.com

Os dejetos dos peixes e o excesso de alimentos em um novo aquário podem acumular-se e produzir toxinas perigosas potencialmente letais para os animais. A amônia, o nitrito e o nitrato ocorrem naturalmente como parte do ciclo do nitrogênio ao longo de cerca de três semanas. As toxinas só podem ser detectadas com um kit de teste de água, já que o aquário parece limpo e saudável mesmo quando os níveis de amônia, nitrito e nitrato estão alarmantemente elevados. A prevenção é o melhor método, mas, se essas substâncias já estiverem presentes, as trocas parciais de água é o método mais eficaz de solucionar o problema

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de teste de amônia
  • Kit de teste de nitrito
  • Kit de teste de nitrato

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Siga as instruções do fabricante para utilizar os kits de teste e verifique os níveis de amônia, nitrito e nitrato na água do aquário. O ciclo do nitrogênio produz amônia, que se dissipa e transforma-se em nitrito. O nível de nitrito torna-se bastante elevado antes de ser reduzido e formar o nitrato. Um aquário recente tende a apresentar todas as três toxinas nos primeiros três meses e, se isso não for controlado, os peixes morrerão. Os kits de teste de água proporcionam um gráfico de cores fácil de interpretar para que você possa determinar se é necessário tomar medidas imediatas.

  2. 2

    Reduza o nitrito de maneira rápida por meio da troca de metade da água do aquário, caso o nível esteja elevado de acordo com o teste.

  3. 3

    Adicione plantas ao aquário. As plantas vivas absorvem o nitrito e o nitrato, ajudando a estabilizar a água e desempenhando um papel importante no ciclo do nitrogênio.

  4. 4

    Substitua um terço da água a cada semana durante os próximos dois meses. Os níveis de toxina provavelmente diminuirão até que a amônia desapareça completamente. A quantidade de nitrito geralmente eleva-se novamente nesse momento, mas as trocas parciais de água estabilizarão a água.

  5. 5

    Adicione uma solução de bactérias benéficas para melhorar as propriedades biológicas do filtro do aquário. Os micróbios aceleram o ciclo do nitrogênio e criam um ambiente que reduz as toxinas naturalmente. Use a solução ao devolver os peixes para o aquário ou ao realizar uma troca de água.

Dicas & Advertências

  • A superalimentação é uma causa comum de nitritos em excesso em um aquário. Forneça a seus peixes pouca ou nenhuma comida quando o nível de nitrito estiver elevado.
  • Não troque muita água de uma só vez, pois isso resulta em outras instabilidades ambientais. Se você limpar todo o aquário e substituir toda a água, destruirá as bactérias benéficas e iniciará o ciclo do nitrogênio novamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media