Mais
×

Como eliminar as pulgas de um mini coelho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os coelhos são criaturas pequenas e delicadas, e os mini coelhos são ainda menores do que o normal, logo, devem ser tratados com mais cuidado quando tiverem um problema de saúde, como uma infestação de pulgas. De acordo com o site Precious Pet Rabbits, os coelhos são particularmente sensíveis a produtos químicos. Isso significa que você terá que optar por tratamentos de remoção de pulgas menos agressivos do que aqueles tradicionalmente usados em um gato ou um cão.

Instruções

Os mini coelhos são sensíveis aos produtos químicos para tratamentos antipulgas (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Visite seu veterinário para determinar a gravidade da infestação de pulgas. Um profissional treinado pode ajudar a determinar o tratamento que será mais adequado para seu mini coelho e que causará o mínimo possível de efeitos colaterais negativos.

  2. Use um medicamento tópico prescrito pelo veterinário. Os cremes e os remédios em gotas são mais eficazes em animais menores, como os mini coelhos, pois você pode aplicar quantidades controladas e precisas, reduzindo assim a possibilidade de bombardear o animal minúsculo com produtos químicos desnecessários. Aplique o medicamento em uma área como a parte de trás do pescoço, onde o coelho não será capaz de lambê-lo.

  3. Escove o coelho cuidadosa e minuciosamente, usando um pente antipulgas projetado especificamente para animais pequenos, como coelhos e gatinhos. Essa ferramenta de precisão auxilia a remoção manual das pulgas e seus ovos escondidos entre os pelos. O site Earth’s Kids recomenda escovações regulares para controlar e eliminar as pulgas.

  4. Preste muita atenção às orelhas de seu mini coelho, pois as pulgas tendem a se alojar nas dobras das orelhas do animal.

  5. Limpe a gaiola, as tigelas de comida e de água e todos os brinquedos com água sanitária diluída em água quente, a fim de eliminar todas as pulgas e os ovos que possam estar escondidos.

Aviso

  • Não use medicamentos para banhos antipulgas ou que sejam vendidos sob prescrição, a não ser que um veterinário tenha prescrito uma dosagem especial para seu mini coelho. Esses produtos podem causar efeitos colaterais sérios e até mesmo matar o animal.

O que você precisa

  • Medicação tópica antipulgas (prescrita pelo veterinário)
  • Pente antipulgas
  • Água quente
  • Água sanitária
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article