×
Loading ...

Como eliminar sulfeto de hidrogênio da água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sulfeto de hidrogênio é um gás dissolvido que pode causar diversos problemas desagradáveis quando presente no abastecimento de água. Principalmente, ele dá à água um odor de enxofre, ou de ovo podre. Também pode causar corrosão em encanamentos e pode enegrecer a água, juntamente com talheres de pratas que forem lavados nela, de acordo com a "Alberta Agriculture and Rural Development Farm Water Supply Section" (em português, Seção de Abastecimento de Água da Fazenda de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Alberta). Existem diversas opções para remover sulfeto de hidrogênio do seu abastecimento de água.

Instruções

O sulfeto de hidrogênio pode representar problemas no encanamento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Clore a água se você usa água de poço. Bactérias são as principais causadoras da água contaminada com sulfeto de hidrogênio. A maioria das pessoas vai precisar de um tratamento de água profissional para conseguir descontaminar a água com sucesso. Entretanto, se você achar que é qualificado, o "Wilkes University Center for Environmental Quality" (em portugês, Centro de Qualidade Ambiental da Universidade de Wilkes) oferece instruções para a cloração do abastecimento privado de água de poço.

    Loading...
  2. Se o cheiro de ovo podre está associado apenas à água quente proveniente do seu aquecedor, desinfecte o tanque com água sanitária ou peróxido de hidrogênio. Se não resolver, troque a haste de magnésio do seu aquecedor por uma haste de zinco ou alumínio. Uma reação química pode ocorrer entre sulfatos, bactéria e a haste de magnésio, causando esse problema, declara a "Alberta Agriculture and Rural Development Farm Water Supply Section". Nunca tente modificar seu aquecedor de água se você não tem os conhecimentos adequado, pois isso irá violar a garantia.

  3. Anexe uma fonte de cloro à linha de abastecimento de água, desde a bomba e um sistema de filtro até a linha de água que chega à casa. O cloro oxida o sulfeto de hidrogênio, e o filtro remove as partículas que resultam desse processo. Tanto um filtro de areia quanto um de carvão ativado podem ser utilizados. Em alguns casos, ambos podem ser usados, já que o filtro de areia remove partículas de sulfeto e o filtro de carvão ativado remove cloreto do sistema de distribuição.

  4. Instale um sistema de aeração, cujo principal componente é um tanque de armazenamento ventilado, entre a fonte de água e o sistema de distribuição. No processo de aeração, a água é borrifada em uma câmara, separando o sulfeto de hidrogênio, que é retirado pela ventilação. Então a água é bombeada do tanque de armazenamento para o sistema de distribuição. Essa instalação pode ser complexa e não é comumente usada em residências.

  5. Explore outras opções, incluindo um filtro de ferro e manganês e vários agentes oxidantes alternativos, como ozônio, peróxido de hidrogênio e permanganato de potássio. Um tratamento profissional de água pode ajudar a diagnosticar e tratar seu problema com água.

Loading...

Aviso

  • Sempre consulte um profissional de tratamento de água, e nunca tente nenhum desses passos se você não tem os conhecimentos adequados.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...