on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como eliminar uma variável elevada ao cubo

Atualizado em 22 novembro, 2016

Um expoente representa quantas vezes um número deve ser multiplicado por ele mesmo. Por exemplo, x³ (ou x elevado ao cubo) poderia ser reescrito como x * x * x. Por outro lado, o cancelamento de um componente em uma equação requer o uso da operação inversa. Por exemplo, a subtração de 4 elimina o número positivo 4. A operação inversa da exponenciação é a radiciação; logo, o oposto do expoente 3 é a raiz cúbica, indicada pelo símbolo ³√.

Instruções

A radiciação é uma operação matemática muito comum (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Isole as parcelas com a variável elevada ao cubo de um lado da equação. Pratique com o seguinte exemplo: 2x³ + 2 = 3 - 6x³. Some "6x³" a ambos os lados da equação, obtendo 8x³ + 2 = 3. Em seguida, subtraia 2 de ambos os lados, para isolar a variável: 8x³ = 1

    Loading...
  2. Elimine o coeficiente da variável, uma vez que o expoente é aplicado apenas a ela e não ao número. Divida ambos os lados da equação por 8, para obter x³ = 1/8.

  3. Elimine o expoente da variável ao extrair a raiz cúbica de ambos os lados da equação: ³√(x³) = ³√(1/8), ou seja, x = ³√(1/8). Simplifique a resposta. Como a raiz cúbica de 8 é 2, a raiz cúbica de 1/8 é 1/2. Assim, x = 1/2.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...