Como elogiar um funcionário

Escrito por herman cruz | Traduzido por marina vidal
Como elogiar um funcionário

Elogiar um funcionário publicamente é uma estratégia motivacional que encoraja os outros

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Aumentar o moral dos funcionários é essencial para melhorar a motivação no local de trabalho. Isso é atingido ao elogiar funcionários que vão além das expectativas de desempenho. Quando um funcionário merece ser elogiado, faça-o publicamente para que as outras pessoas da empresa fiquem cientes de seu esforço. Isso o motiva a continuar com o bom trabalho e inspira os outros a se esforçarem mais, principalmente aqueles que tem interesse em subir na empresa. Existem algumas diretrizes para garantir que o seu elogio tenha efeito positivo e de encorajamento.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique o motivo específico pelo qual você está elogiando o funcionário. Por exemplo, você pode estar elogiando-o pelo seu trabalho, qualidades que possui que estão acima da média ou sua contribuição em um projeto ou tarefa.

  2. 2

    Elogie o trabalho do funcionário ao invés do funcionário em si. Por exemplo, ao invés de dizer, "Você é um ótimo funcionário de atendimento ao cliente.", diga, "Você foi extremamente atencioso ao auxiliar o cliente". Ao elogiar o trabalho ao invés do indivíduo, consegue-se melhorar performance, motivação e persistência.

  3. 3

    Pense em uma frase que elogie o que o funcionário conseguiu realizar. Por exemplo, se você está elogiando-o pelo seu trabalho, pode-se dizer "Eu quero elogiá-lo pelo excelente trabalho no projeto"; "Pelas suas qualidades acima da média"; "Sua capacidade de motivar a equipe a trabalhar em harmonia ajudou a terminar o projeto antes do prazo", ou se está elogiando-o pela sua contribuição, "Sua dedicação e versatilidade são muito apreciadas".

  4. 4

    Elogie o funcionário publicamente. Isso pode ser feito pessoalmente ou através de um email para toda a empresa. Se for fazê-lo pessoalmente, reúna seu pessoal na sala de descanso, de reuniões ou outro local apropriado para esse tipo de ocasião.

  5. 5

    Use a frase escolhida para elogiar o funcionário. Se decidir fazê-lo pessoalmente prepare um pequeno discurso que explique a todos porque estão reunidos e então elogie-o na frente de todos. Se decidir fazê-lo por email, enderece-o ao funcionário a ser elogiado e escreve a frase, além de um pequeno texto explicando o porquê do elogio. Finalize com alguma frase como "Continue com o bom trabalho" ou "Nós reconhecemos o seu trabalho" para motivar o funcionário.

  6. 6

    Dê ao funcionário uma recompensa como um vale para um restaurante ou cafeteria ou ingressos para um evento esportivo. Ao dar uma recompensa, certifique-se que os outros funcionários saibam que esta foi dada a alguém que se esforçou além do esperado, isso motivará todos a melhorar.

Dicas & Advertências

  • Seja sincero ao elogiar um funcionário, elogios insinceros não ajudarão a melhorar o moral nem motivarão outros a melhorar.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media