Como elogiar as habilidades de uma pessoa

Escrito por james holloway | Traduzido por marcelo couto
Como elogiar as habilidades de uma pessoa
Elogios são uma ótima maneira de motivar as pessoas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Todo mundo adora receber elogios. Um elogio bem formulado pode fazer com que um companheiro, colega de trabalho ou amigo se sinta valorizado e apreciado. Fazer com que as pessoas saibam que você reconhece as habilidades delas é uma maneira excelente de fazer com que elas se sintam bem consigo mesmas e as motiva a ter sucesso no futuro. O elogio deve ser preciso e sincero para ter o melhor efeito. Tudo o que você precisa fazer é lembrar-se de alguns princípios simples.

Instruções

  1. 1

    Seja específico. Expresse exatamente o que estiver elogiando. Descreva o que a pessoa fez para merecer o elogio e porque isso o deixou satisfeito. Por exemplo, se estiver elogiando a apresentação de um colega de trabalho, cite elementos do relatório que tenha gostado e explique como a informação e o conhecimento fornecidos por ele ajudarão a empresa como um todo.

  2. 2

    Seja autêntico. Não elogie se não for algo verdadeiro. Elogios sinceros carregam entusiasmo e honestidade, que não podem ser fingidos. As pessoas sentirão um quando um elogio é falso e ficarão envergonhadas ou magoadas.

  3. 3

    Seja moderado. Não exagere na cordialidade: seja direto e breve. Um elogio longo, cheio de palavras efusivas, pode deixar a pessoa insegura e constrangida. Relaxe e seja informal, mostre que o que está dizendo importa para você.