Como saber se um e-mail foi deletado sem ser lido?

Escrito por tom king | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como saber se um e-mail foi deletado sem ser lido?
Não gaste o dia todo procurando seu e-mail perdido. Veja dicas para encontrá-lo mais rápido (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Caixas de entrada de e-mail podem ficar bem cheias em alguns dias. Até que chegue ao ponto de ter visto por volta de 50 e-mails, você pode acabar confuso quanto ao que já leu e aquilo que deletou sem sequer examinar. Será que alguma coisa passou despercebida? Será que algo importante que parecia com spam foi acidentalmente deletado junto com um monte de lixo?

Marque aquilo que tiver lido

E-mails não lidos aparecem na caixa de entrada em negrito. Tome cuidado com a forma que configura o navegador para exibir os e-mails lidos, no entanto. No Mozilla Thunderbird é possível configurar o número de segundos pelos quais um e-mail é visto antes de ser marcado como lido. Vá em "Ferramentas", "Opções", e então em "Avançado" para configurar o tempo. Cerca de cinco segundos está bom. Geralmente pode-se olhar e identificar os e-mails como lixo em cerca de 3 segundos aproximadamente. Se mandar um e-mail para a lixeira abaixo deste tempo, ele vai para a pasta de itens deletados ainda marcado como "não lido". Se ele não perder a característica de "não lido", ele se destaca dos outros na lixeira. Assim, se tiver dúvidas, você pode ir até a lixeira e olhar os e-mails ainda marcados como "não lidos". A configuração para atrasar a marcação de um e-mail como "lido" no Microsoft Outlook fica em "Ferramentas", "Opções" e "Leitura". Todo navegador de e-mails terá uma opção como essa, incluindo e-mails baseados em web. Sites como o Yahoo, Hotmail e Gmail possuem uma pasta de e-mails deletados ou lixo, apesar de muitos deles automaticamente esvaziarem a pasta com lixo. Deve-se checar e-mails perdidos rapidamente ou eles provavelmente serão deletados quando você voltar a visualizar seu e-mail.

Organização

Seja na sua caixa de entrada ou na pasta do lixo (itens deletados no Outlook), os e-mails são arrumados por algum fator, seja assunto, remetente, ou data. Se estiver procurando algo específico, organize pelo título mais relevante. Se você souber mais ou menos a data em que recebeu o e-mail, organize por "data". Na maioria dos casos, um simples clique no título no topo da coluna onde os e-mails são listados, e ele arrumará de acordo com a informação daquela coluna. Clique uma vez, e ele organizará da mais nova para a mais antiga. Clique novamente e o navegador organizará da mais antiga para a mais nova. Isto funciona da mesma forma em todas as colunas. De A até Z ou de Z até A para as colunas de texto, alto para baixo e baixo para alto no número de colunas. Se souber quem foi o destinatário, organize pela coluna de "remetente". Se souber qual era o assunto, organize pela coluna "assunto" para facilitar a busca por e-mails que não tenha visto.

Procurando

Os navegadores têm uma caixa de "busca" que permitem pesquisar todos os e-mails por palavras chave que podem estar no assunto ou no corpo do e-mail. Você pode procurar em todas as pastas, apenas na caixa de entrada, nas pastas de lixo ou em quaisquer outras pastas personalizadas que tenha criado. Claro que será preciso saber o que se está procurando, por isso que, se souber o assunto de um e-mail esperado que teme ter perdido sem ler, pode haver uma redução no número de e-mails que terá de ver. Procure uma palavra que sabe que estará no e-mail. A função de busca diminui a lista que você terá de navegar para encontrar sua missiva perdida.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível