O que é embalagem e rótulo no Marketing?

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é embalagem e rótulo no Marketing?
Embalagem e rótulo são importantes componentes do produto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embalagem e rótulo são usados por vários produtos em estabelecimentos no varejo e em venda por atacado. A embalagem proporciona um meio conveniente para os consumidores carregarem e transportarem os produtos. O rótulo ajuda os consumidores a identificarem uma mercadoria. Sem os rótulos, por exemplo, todas as bebidas à base de frutas na prateleira teriam a mesma aparência. Certos tipos de embalagens e rótulos também encantam o consumidor, que pode preferir certa marca de produto por causa da embalagem e do rótulo. Existem diversas razões fundamentais pelas quais a embalagem e o rótulo são importantes no marketing.

Outras pessoas estão lendo

Conteúdo e utilidade

A embalagem ajuda a conter os produtos. Muitos deles não poderiam ser expostos sem a embalagem. Por exemplo, elas ajudam a conter produtos como leite e pudim. Também ajudam a guardar múltiplos itens como rosquinhas, lápis, bacon e pizza. Da mesma forma, os rótulos dos produtos dizem aos consumidores o peso de certas mercadorias, bem como o número de itens contidos em uma embalagem. Escolher o recipiente certo é importante no marketing. Os consumidores devem ter produtos com tamanhos convenientes para que possam carregar e estocar em suas residências. As mulheres teriam problemas para carregar e transportar caixas de detergente de roupa extremamente grandes, por exemplo. Os rótulos ajudam os consumidores a tomar decisões mais facilmente em relação à quantidade que necessitam. Por exemplo, famílias grandes podem precisar de duas embalagens de pizza para a semana, baseando-se nas quantidades mencionadas nos rótulos.

Proteção

Os marketeiros sabem que certos tipos de embalagem protegem melhor seus produtos em relação à temperatura, vibração, compressão e vida útil nas prateleiras. Entretanto, esses profissionais devem trabalhar com pesquisas e desenvolvimento ao produzir os tipos certos de recipientes. Além disso, eles podem proteger os consumidores usando prazos de validade nos produtos como iogurte, ovos e queijo. As empresas estão cientes dos alérgenos em certos alimentos. Portanto, os consumidores podem receber alertas sobre alérgenos de produtos como trigo, leite, leveduras e soja. Além disso, os marketeiros devem se assegurar de que obedecem a certas leis em relação aos rótulos para certos produtos. Além de alimentos, existem leis para o rótulo de eletrônicos e têxtil.

Visibilidade

Os profissionais do marketing sabem que elementos como cor e design são importantes para atrair os consumidores. Empresas de produtos ao consumidor podem até mesmo fazer grupos de foco para testar o design dos produtos antes que sejam introduzidos no mercado. Um produto de uma empresa deve se sobressair na prateleira. A concorrência é forte entre todas as mercadorias de um mesmo grupo. As vendas e os lucros de uma empresa são contingentes ao quanto a embalagem e o rótulo de seus itens são atraentes para os consumidores. Empresas com múltiplos tamanhos e marcas de produtos podem usar esquema de cores e rótulos similares em todos os seus itens para que os consumidores reconheçam melhor suas mercadorias.

Posicionamento do produto

Embalagem e rótulo podem ser usados como ferramentas de posicionamento do produto no marketing. Por exemplo, os marketeiros podem usar embalagens "gold" e rótulos extravagantes para produtos de alto preço e marcas superiores. Os consumidores que quiserem marcas melhores começam a reconhecê-las pela embalagem e pelo rótulo. Por exemplo, fabricantes de queijo podem usar embalagens extravagantes para queijos especiais. Fabricantes de bebidas costumam fazer o mesmo. Uma empresa de bebidas alcoólicas superiores pode usar etiquetas de metal nos gargalos de suas garrafas como parte de sua embalagem. Embalagens extravagantes podem representar prestígio para os consumidores, que podem comprar os produtos para impressionar amigos e convidados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível