×
Loading ...

Como emendar o arame de uma cerca elétrica

O fio eletrizado ou cerca elétrica consiste em uma malha de filamentos sintéticos e não condutivos com diversos fios de aço inoxidável muito finos. Esses fios carregam a carga elétrica, enquanto os filamentos sintéticos de cor branca ou clara aumentam o diâmetro e, consequentemente, a visibilidade da cerca. A cerca elétrica é mais propensa a se quebrar que um arame de metal de diâmetro equivalente. Quando ela se partir, junte os pedaços amarrando-os com um nó ou usando uma emenda para arame de encaixe duplo (para ligar dois pedaços).

Instruções

Aprenda a fazer emendas nos cabos da cerca elétrica de modo rápido e simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Emendar com um nó

  1. Corte quaisquer bordas que estejam danificadas nas pontas do arame. Certifique-se de que os pequenos fios condutivos não estejam quebrados e estenda-os para fora das novas pontas cortadas.

    Loading...
  2. Junte e amarre as duas pontas com um nó de aventureiro (offset knot). Para fazê-lo, segure as duas pontas do arame juntas, lado a lado, para formar um pedaço de 15 cm de comprimento. Amarre esse pedaço com um nó simples ao formar uma volta com a ponta, passá-la por dentro da volta e puxá-la para prender bem. Você deve ter pelo menos mais alguns centímetros sobrando nas pontas cortadas.

  3. Separe os arames de aço das fibras sintéticas de ambas as pontas do arame da cerca. Junte e enrole as duas pontas utilizando seus dedos ou um alicate. Entortá-las juntas garante uma boa conexão elétrica entre os cabos emendados.

    Emendando com uma trava para ligar dois arames

  1. Corte as bordas danificadas das pontas do arame elétrico. Certifique-se de que os fios de aço condutores estejam intactos em todas as partes nas pontas.

  2. Dê uma volta com uma ponta do arame elétrico ao redor de um dos parafusos na metade inferior da emenda dupla e segure-o no local com seus dedos. Dê uma volta com a outra ponta solta do arame ao redor do segundo parafuso na metade inferior dessa emenda.

  3. Coloque a metade superior da emenda por cima das voltas de modo que o arame fique fixado entre as duas metades. Alinhe os parafusos da metade inferior da peça com os buracos correspondentes da metade superior.

  4. Aperte os parafusos com uma chave de boca ajustável para prender firmemente o arame elétrico dentro da emenda para cabos. Algumas delas utilizam grandes parafusos que podem ser apertados com uma chave de fenda.

  5. Recorte o excesso de arame que sai da emenda, se desejar, mas não corte-o muito próximo da peça (deixe cerca de 2,5 cm nas pontas torna a emenda mais segura).

Loading...

Dicas

  • Você também pode comprar uma emenda para cabos simples com apenas uma entrada que possui apenas um parafuso ao invés de dois. Elas são seguras e indicadas apenas se o arame elétrico não trabalha muito tensionado, já que pode se soltar mais facilmente.

Aviso

  • Certifique-se de que a cerca elétrica esteja desligada antes de emendar o arame. De outro modo, você poderá levar um choque desagradável.

O que você precisa

  • Tesoura ou alicate para cortar fio
  • Alicate
  • Emenda com trava para ligar dois arames
  • Chave de fenda ou chave de boca ajustável

Referências

Loading ...
Loading ...