Mais
×

Como emendar cabo de aço

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cabos de aço são feitos de diversos fios colocados uns ao lado dos outros e torcidos. Os fios são torcidos ou trançados até que formem um filamento único. Mesmo que os fios ainda sejam visíveis, o cabo por eles formado suporta muito mais tensão. Emendar um cabo de aço é um modo de fazer o uso de peças que tenham se rompido ou que sejam muito curtas. Você pode emendar cabos para atingir o comprimento necessário para seu projeto.

Instruções

Emendar cabos de aço permite que use peças curtas demais ou que tenham se rompido (cable image by François MOUNIER from Fotolia.com)
  1. Pegue a ponta do cabo e faça um laço. Faça essa volta passar pelo dedal. Segure a ponta mais curta do cabo (ponta "morta") firmemente contra o resto do cabo (ponta "viva"). Encaixe o cabo no canal do dedal. Garanta que esteja firme para que o dedal não caia. É necessário que haja no mínimo 30 cm de ponta morta, medindo a partir da parte fechada do dedal.

  2. Use o alicate para segurar firmemente o cabo e os canais do dedal juntos. Se puder, aperte o dedal para garantir que o laço esteja firme na peça.

  3. Remova o cilhão da manilha em U. Faça isso soltando as porcas da ponta da peça. O cilhão é a peça metálica da base presa às pontas do U. Coloque a peça em U sobre ambas as pontas do cabo -- as duas devem estar dentro da manilha. A primeira parte da peça deve estar o mais perto do dedal quanto possível. A dobra deve tocar a ponta morta do cavo. Recoloque a manilha, prendendo bem as porcas. Coloque outra manilha em U exatamente do mesmo modo que fez com o primeiro, com 10 cm de espaço entre as duas peças. Prenda ainda mais uma manilha exatamente do mesmo modo, a 10 cm da segunda.

  4. Prenda um tensor no laço da ponta do cabo, aquela formada pelo dedal. Prenda o tensor removendo o parafuso da mandíbula. Passe o parafuso pela manilha, de forma que o parafuso tensione a volta. Recoloque o parafuso na base do tensor. O cabo deve não se separar do tensor.

  5. Passe o cabo que deseja emendar pelo orifício do parafuso no topo. O orifício substitui o laço da manilha nessa peça. Coloque mais três peças em U como fez no outro pedaço do cabo. Assegure-se de que a dobra de cada uma das peças esteja tocando a ponta morta do cabo morto.

Dicas

  • Você pode enrolar fita veda rosca ao redor das pontas dos cabos para evitar que desfiem.

Aviso

  • É importante garantir que as dobras em U dos grilhões estejam tocando a ponta solta do cabo. Caso contrário, o cabo não poderá suportar muito peso e ficará suscetível a quebras.

O que você precisa

  • Cabo de aço
  • Dedal
  • Alicate forte
  • Grilhões em U
  • Chave inglesa
  • Tensor de madíbula
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article