Como saber se um emprego online é legítimo ou não

Escrito por susan m. grant | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se um emprego online é legítimo ou não
Tome cuidado com as propostas que parecem muito fáceis (Ciaran Griffin/Photodisc/Getty Images)

A internet é uma ótima fonte para identificar oportunidades de trabalho, mas muitas propagandas que se mascaram como trabalhos verdadeiros na verdade são tentativas de roubar sua identidade ou seu dinheiro, vender sua informação pessoal ou levar vantagem de alguma forma. Essas enganações sempre são envolventes e estão se tornando mais sofisticadas, então mantenha-se alerta e informado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador com acesso à internet

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pesquise bem em sites de procura de emprego conhecidos, como Infojobs, Indeed, Catho etc. Nunca utilize um site que solicite informações pessoais antes de realizar a pesquisa ou que não tenha proteção de privacidade. (Veja Referência 1)

  2. 2

    Evite qualquer pessoa ou organização que peça para pagar taxas, valores de transporte ou que peça para informar números de documentos pessoais. Empregadores legítimos não pedirão que você transfira dinheiro, mesmo que justifique ser por um pagamento parcial acordado. Com exceção dos empregos governamentais, não existe a necessidade de depósito direto ou de sua informação bancária. Certifique-se de que uma proposta é verdadeira e confiável antes de fornecer números de documentos pessoais.

  3. 3

    Informe-se sobre as comuns enganações na internet e não se deixe levar por ofertas que soem muito boas para serem verdade. Um emprego legítimo é baseado em uma avaliação de suas qualificações igual às exigências descritas no anúncio. Se sua qualificação não está de acordo e você não precisa ser entrevistado ou se tudo parece ser muito fácil, tome cuidado.

  4. 4

    Seja cuidadoso especialmente com anúncios de trabalhos em casa, oportunidades de ser modelo e compradores misteriosos, pois com frequência não são confiáveis. Se você estiver interessado nessas oportunidades, encontre organizações profissionais nas quais possa confiar.

  5. 5

    Cheque as credenciais. Seja cauteloso com e-mails não solicitados de fontes desconhecidas que alegam ser recrutadores que encontraram seu currículo em um site de empregos. Embora possa ser verdadeiro, é melhor checar diretamente com a empresa ou a firma de recrutamento para garantir que o contato é de um emprego real. A mensagem de e-mail deve vir com um endereço que identifique a empresa -- não um endereço genérico, como hotmail ou yahoo. Ao conversar com o recrutador, fique alerta se ele solicitar muitas informações pessoais suas, mas não tiver muitas informações sobre a vaga de emprego -- pode não haver uma vaga.

  6. 6

    Pesquise sobre a empresa que está anunciando o emprego. Endereços de sites (URLs), exibidos no topo de seu navegador de internet, contêm nomes de domínios únicos que são comprados pelo dono do site. Você pode pesquisar o dono em um site de diretório, como domaintools.com. Pesquise em bases de dados de empregos disponíveis online e verifique o endereço. Garanta que todas as informações estejam coerentes e mantenha seus olhos abertos ao ir a uma entrevista para ter certeza de que está indo em direção a um negócio legítimo

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível