Emulsificantes naturais para loções caseiras

Escrito por laura bramble | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Emulsificantes naturais para loções caseiras
Crie produtos naturais eficazes em casa utilizando água, óleos e um emulsificante (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Todos já ouviram o ditado que "água e óleo não se misturam", mas essas duas substâncias são as bases e os ingredientes ativos em quase todas as loções e cremes. Há dois tipos básicos de emulsões em todos os produtos para a pele: óleo em uma base de água ou água em uma base de óleo. Os dois continuam separados, a menos que se utilize algum ingrediente que os una: o emulsificante. Embora estes possam vir em formas sintéticas, a maior parte das pessoas que fazem loções caseiras prefere utilizar produtos naturais. Vários emulsificantes eficazes podem ser feitos a partir de produtos naturais.

Outras pessoas estão lendo

Cera de abelha

Esta cera, feita por abelhas melíferas e a base para os favos de mel, tem sido utilizada há séculos em produtos para pele. Por si só ela tem propriedades suavizantes e curativas, mas funciona bem como emulsificante e espessante. A cera de abelha funciona melhor quando usada em emulsões menos espessas e leves de óleo em água, embora possa formar a base para cremes quando utilizada junto com outros emulsificantes. É perfeita para fórmulas criadas para rápida absorção.

Cera de candelila

Para quem deseja utilizar uma cera emulsificante mas prefere uma alternativa à base de plantas ou anti-alérgica, a cera de candelila é uma boa escolha. Ela vem da planta candelila do México, que cresce apenas em ambiente selvagem e forma a cera na parte externa de suas folhas para protegê-las da desidratação. Enquanto a maioria das ceras é melhor adequada para fórmulas mais leves, a cera de candelila funciona bem em fórmulas mais espessas, pesadas, com água em óleo. As loções feitas com essa cera permanecem por mais tempo na pele, o que as torna adequadas para peles mais secas ou sensíveis e que precisam de mais proteção.

Lecitina

Essa mistura fosfolipídica é uma favorita perene para quem faz produtos naturais para pele, por sua versatilidade e uso fácil. A lecitina é encontrada em uma grande variedade de plantas e animais, incluindo a soja, colza, milho e claras de ovos, ela geralmente combina melhor com o óleo em uma emulsão, mas é muito eficaz tantos em emulsões à base óleo quanto à base de água. A lecitina tem propriedades umectantes naturais, captando a umidade do ar e depositando-a na pele, bem como a habilidade de ajudar os outros ingredientes a penetrarem melhor, o que a torna um emulsificante ideal para produtos anti-envelhecimento para peles mais secas e amadurecidas.

Goma-arábica

Esse emulsificante e espessante natural, derivado da seiva da acácia africana, pode ser encontrado em muitas formas, incluindo um gel espesso, líquido e pó. A goma-arábica tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias; é acrescentada à água em emulsões de óleo em água, tornando-a ideal para fórmulas mais leves e pode ser acrescentada a tônicos e purificadores para dar corpo. Fórmulas mais espessas precisam de um emulsificante adicional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível