Mais
×

Como encapar livros escolares com tecido

Não devemos julgar um livro pela capa, certo? Mas com esta capa feita com tecido e fácil de costurar, você pode aproveitar ainda mais o conteúdo que está dentro dele, mesmo que seja (argh!) um livro escolar. A capa também conta com um bolso útil para guardar canetas e um marcador de página feito de fita.

Instruções

Criar uma capa para seu livro é uma ideia inteligente (Jonathan Fong)
  1. Para determinar a largura da capa do livro, passe uma fita métrica em volta dele, saindo da borda direita da contracapa e indo até a borda direita da capa. Meça também a altura do livro. Depois, adicione 2,5 cm às duas medidas para ter uma sobra de 1 cm de cada lado para a costura.

    Meça as dimensões do livro (Jonathan Fong)
  2. Corte dois pedaços de tecido de acordo com as medidas tiradas (lembre-se de adicionar 1 cm de cada lado). Esta capa usa duas cores diferentes — uma para a frente e uma para o lado de dentro. Utilize apenas uma cor, se quiser.

    Corte o tecido (Jonathan Fong)
  3. Agora, corte dois pedaços menores de tecido para as abas internas da capa. Eles devem ter a mesma altura dos outros pedaços, com a largura medindo aproximadamente 5 cm a menos. Escolha a cor que vai usar para a parte interna da capa de tecido.

    Corte dois pedaços menores (Jonathan Fong)
  4. Em cada um dos pedaços menores, faça uma bainha de 1 cm no comprimento.

    Faça uma bainha nas peças menores (Jonathan Fong)
  5. Corte um retângulo de 11 x 14 cm, que será o bolso na capa do livro. Usando a entretela e um ferro de passar, faça a bainha nos quatro lados do retângulo para que as bordas fiquem bem finalizadas.

    Corte um retângulo pequeno para fazer o bolso (Jonathan Fong)
  6. Enrole o pedaço grande de tecido que será a capa no livro. Posicione o bolso no centro e prenda-o no lugar com um alfinete. Costure as laterais e a parte inferior do bolso ao tecido, deixando a parte superior aberta para que ele possa ser utilizado.

    Costure o bolso (Jonathan Fong)
  7. Juntar e costurar todas as peças é quase um quebra-cabeça, já que tudo é costurado ao contrário e do avesso. Simplesmente siga estas instruções e a capa ficará perfeita. Comece com o pedaço de tecido grande com o bolso. O bolso deve ficar do lado esquerdo e de cabeça para baixo. Coloque uma fita, verticalmente, no meio (onde a lombada ficará), passando cerca de 1 cm da borda. Use um alfinete na borda para prendê-la no lugar, mas deixe o restante da fita solta no meio. Se ela for estampada, coloque-a de cabeça para baixo.

    A primeira camada (Jonathan Fong)
  8. Sobre esta primeira camada, alinhe os dois pedaços menores ao lado da borda esquerda e da borda direita, com as bainhas para cima. As costuras também devem estar para o lado de dentro, viradas para a junção.

    A segunda camada (Jonathan Fong)
  9. Depois, coloque o segundo pedaço grande de tecido sobre os outros e use alfinetes para juntar todas as camadas. Gire a pilha de tecido 180 graus, deixando a fita no topo. Na parte inferior esquerda ou direita (o que você preferir), faça duas marcas a 10 cm de distância uma da outra, para indicar o que não deve ser costurado. Faça uma costura reta nos quatro lados dos tecidos, deixando 1 cm de sobra para a bainha e deixando os 10 cm de abertura na parte inferior.

    Use alfinetes para prender as camadas de tecido umas às outras (Jonathan Fong)
  10. Usando a abertura, vire a capa do avesso para que o bolso e as abas fiquem para fora. Para fechar a abertura, coloque um pedaço de entretela entre as duas costuras e passe a ferro. É melhor utilizar a entretela neste passo, em vez de costurar, para que os pontos não apareçam.

    Vire a capa do avesso (Jonathan Fong)
  11. Coloque a capa e a contracapa dentro das abas e pronto.

    Coloque a capa e a contracapa do livro dentro das abas (Jonathan Fong)

O que você precisa

  • Tecido grosso de algodão — duas cores
  • Fita decorativa
  • Entretela
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article