Mais
×

Como fazer um encarte de CD

Um encarte de CD-ROM com visual profissional pode fazer uma grande diferença na apresentação de qualquer embalagem de mídia de áudio. Mas e se o encarte for caseiro? Mesmo assim, não precisa gritar "Feito em casa!". Utilizando softwares e edição gráfica, as faixas de áudio podem ser identificadas no interior do encarte. Os rótulos dos discos podem ser informativos, com o texto estilizado da forma ideal para um melhor apelo visual, e as capas frontal e traseira podem sem coloridas ou se destacar com tons neutros de cinza.

Instruções

Abra as Opções avançadas
  1. Adquira uma cópia do Nero Express. Também é possível baixar uma versão de teste do software (ver Recursos).

  2. Selecione "More" (Mais) na parte inferior da janela do Nero Express para abrir as "Advanced Options" (Oções avançadas).

    Abra as Opções avançadas
  3. Selecione "Cover Designer" (Criador de capas).

    Selecione o Criador de capas
  4. Destaque a opção "Standart CD" (CD padrão) e escolha o estilo na guia "Audio". Selecione a quantidade de discos que deseja criar e clique em "OK".

    Escolha o estilo do disco
  5. Clique com o botão direito em qualquer lugar próximo ao topo da capa do disco e selecione "Document Data" (Dados do documento).

    Selecione "Document Data"
  6. Insira as informações nos espaços "Disc Title" (Título do disco), "Disc Artist" (Artista do disco) e "Year" (Ano). Clique em "Add to All Subtitles" (Adicionar a todas as legendas) e pressione "OK".

    Insira as informações do disco
  7. Clique com o botão direito na linha "" e selecione "Data" (Dados).

    Selecione "Data"
  8. Insira a legenda no disco. Clique em "Apply To All Sub-Items" (Aplicar a todos os sub-itens) e depois em "OK".

    Insira a legenda no disco
  9. Adicione as faixas selecionando a guia "Booklet (Rear)" (Encarte [verso]). Clique com o botão direito na imagem do encarte e selecione "Dados".

    Adicione as faixas
  10. Clique em "Add Track" (Adicionar faixa) e insira o "Name" (Nome) da faixa. Insira o "Playing Time" (Tempo de reprodução) e pressione "OK".

  11. Verifique o resultado e adicione mais faixas, se necessário.

  12. Selecione a guia "Inlay" (Encarte) e, se houver ajustes a fazer, clique com o botão direito em qualquer lugar no layout gráfico do disco para abrir as Propriedades dos dados.

  13. Selecione a guia "Disc 1" (Disco 1) e, se houver ajustes a fazer, clique com o botão direito em qualquer lugar no layout gráfico do disco para abrir as Propriedades dos dados.

  14. Imprima os rótulos utilizando um papel adesivo especial feito especificamente para CD-ROMs (ver Recursos).

Dicas

  • A maioria dos softwares de edição gráfica oferece modelos para a criação de encartes e rótulos de CD-ROM. Entre estes estão o Microsoft Publisher, o Page Maker e muitos outros. Certifique-se apenas de que o programa escolhido possui a opção de criar rótulos e encartes para CDs.
  • Use o papel feito especialmente para CD-ROMs, pois estes vêm geralmente com o entalhos perfurados para o rótulo redondo do disco.

O que você precisa

  • Nero Express versão 6 ou posterior
  • Papel especial para impressão e rótulos de CD-ROM
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article