Mais
×

Como encerar, polir e limpar pisos

Limpar, encerar e polir pisos é simples, mas muitas pessoas nunca passam da fase de limpeza. O enceramento e o polimento de pisos adicionam um elemento extra de higiene e brilho que fazem um cômodo parecer mais limpo e melhor instantaneamente. Esses processos somente precisam ser feitos duas ou três vezes por ano. A única ferramenta necessária que normalmente não é encontrada em casas comuns é a enceradeira, que pode ser alugada na maioria das lojas de ferragens e de produtos domésticos.

Instruções

Limpar, encerar e polir pisos os faz parecerem novos (Floor image by Einar Bog from Fotolia.com)
  1. Descubra se o piso já tem impermeabilização ou acabamento. Se ele possuir um brilho permanente, ou se parecer perfeitamente liso, provavelmente já estará impermeabilizado. Pisos de madeira maciça normalmente possuem revestimento impermeabilizador para proteção. Os de cerâmica também para evitar que o rejunte fique sujo.

  2. Varra o chão com a vassoura para remover poeira e sujeira da superfície.

  3. Misture uma parte de produto de limpeza para nove de água. Esfregue essa mistura por todo o piso para remover sujeira e detritos. Enxágue-o com água e seque-o com toalhas velhas. Deixe-o secar livremente por uma hora antes de encerá-lo.

  4. Encere o piso apenas se não houver qualquer revestimento ou polimento sobre ele. Use um esfregão seco para essa tarefa. É melhor ter um esfregão para limpar e outro para encerar. Coloque cera para pisos dentro do balde e trabalhe sobre a superfície em movimentos constantes e longos. Não ande sobre a cera antes dela secar. Comece em uma extremidade do piso e encere-o até a saída (para evitar rastros). Deixe-o secar por uma hora. Aplique uma camada adicional de cera para maiores brilho e proteção.

  5. Conecte os panos de polimento na enceradeira. Apenas use o método de polimento em pisos já revestidos com cera ou impermeabilizadores.

  6. Plugue a enceradeira na parede e encere todo o piso com cuidado, sobre cada seção, indo sobre uma pequena área de cada vez. Quando terminar, lustre com a mão o resto do chão com toalhas velhas para obter brilho máximo.

Dicas

  • Apenas limpe, encere e lustre o piso quando não houver movimento sobre ele por algumas horas.

Aviso

  • Não deixe crianças manusearem equipamentos pesados como a enceradeira.

O que você precisa

  • Enceradeira
  • Esfregão
  • Balde para esfregão
  • Limpa pisos
  • Cera para pisos
  • Panos de polimento
  • Vassoura
  • Toalhas velhas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article