Mais
×

Como encher uma bola de ginástica adequadamente

Atualizado em 17 abril, 2017

As bolas de ginástica são equipamentos comuns em casa ou na academia. Se você comprar uma para usar em casa, ela virá vazia e será necessário inflá-la antes de começar a utilizar.

Bolas de ginástica podem ser utilizadas em casa ou em academias (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Materiais necessários

Para inflar sua bola de ginástica você vai precisar de uma bomba de ar com bico; tanto uma elétrica quanto uma manual devem funcionar. Dependendo do tipo de bola comprada, a bomba pode vir inclusa. Você também deverá ter um lápis, uma régua ou outro dispositivo métrico para marcar o diâmetro máximo da bola em uma parede para não enchê-la demais.

Técnica

Determine o diâmetro máximo da bola de ginástica que você adquiriu. Essa informação deve vir claramente marcada na embalagem ou no próprio item. Você pode usar essa medida para marcar um ponto na parede nessa altura ou apenas para mantê-la em mente para não encher demais a bola e correr o risco de estourá-la.

Se a bola tiver um pino, retire-o e comece a inflar. Uma vez que o tamanho da bola chegar perto da marca na parede você pode parar. Ela deve estar bem firme ao toque. Com o volume ideal, deve ser capaz de empurrar a mão uns 5 cm para dentro da bola. Ela estará pronta para ser usada assim que estiver inflada até o ponto em que você puder sentar-se sobre ela, com seus joelhos formando um ângulo de 90 graus com o chão. Não tem problema se a bola for inflada mais do que isso, mas nunca menos. É muito importante que a pessoa que for utilizá-la fique confortável. Certifique-se de colocar o pino de volta quando terminar de inflar.

Como as bolas de ginástica, na maioria das vezes, são feitas de um material muito elástico, você deverá notar que nos próximos dias ela aparente estar menos cheia. Isso acontece provavelmente por que o material esticou a partir da sua primeira inflação, e mais ar pode ser adicionado para devolvê-la ao volume correto. Tenha cuidado para não encher a bola além da linha marcada na parede.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article