Mais
×

Como encolher chuteiras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As chuteiras são um tipo específico de sapato esportivo usado com mais frequência no futebol ou no beisebol. Elas são compostas por um sapato de couro tipicamente esportivo com cravos de plástico presos à parte inferior, fornecendo tração com a grama ou gramado enlameados. Um caimento inadequado causará bolhas ou outras lesões, pois as chuteiras escorregarão dos pés. Encolher o couro fará com que elas realmente caiam como luvas, conforme o material se moldará em torno do pé.

Instruções

Encolher as chuteiras forçará o couro a se envolver confortavelmente em torno do pé (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  1. Borrife a área da superfície das chuteiras uniformemente com um protetor de couro em spray. Isso evitará que o couro se deforme quando for mergulhá-lo em água. Deixe que ele seque e penetre totalmente por, pelo menos, duas horas.

  2. Encha uma bacia com água morna. Mergulhe as chuteiras na água, até que elas fiquem totalmente encharcadas. Isso fará com que o couro encolha e fique ligeiramente franzido.

  3. Coloque as chuteiras em uma toalha diretamente sobre a luz solar até elas secarem. O sol não irá apenas secá-las, mas também facilitará ainda mais o processo de encolhimento. Para acelerar o progresso, chacoalhe o excesso da água fora das chuteiras e, em seguida, coloque-as na máquina de secar.

  4. Calce os sapatos quando eles estiverem completamente secos. O pé e os dedos empurrarão o couro, forçando-o a se moldar ao pé. Como o material permanece elástico, não há risco das chuteiras encolherem demais.

O que você precisa

  • Protetor de couro em spray
  • Bacia
  • Toalha
  • Secador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article