Como encontrar um agente de roteiro

Escrito por ehow contributor | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como encontrar um agente de roteiro
Encontre um bom agente para vender o seu roteiro (nº1 movie image by António Duarte from Fotolia.com)

Você escreveu um roteiro e o lapidou para que ficasse perfeito. Agora, é preciso encontrar um agente para ajudá-lo a vender o seu script para uma editora ou produtora. Siga estas etapas para encontrar um agente de roteiro.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Vá à biblioteca ou compre livros sobre agentes. Os dois melhores são "The Guide to Literary Agents" e "The Agents Directory". Esses livros são publicados anualmente, certifique-se de que comprou a edição mais recente. Você também pode acessar a internet e digitar "agentes de roteiro" na barra de pesquisa.

  2. 2

    Procure agências que aceitam o gênero do seu script. Por exemplo, se seu roteiro é de um filme de terror, procure àqueles que gostam de terror.

  3. 3

    Escolha as agências mais novas e que estão apenas começando a se estabelecer, você pode descobrir alguma coisa lendo as descrições dadas nos livros. Essas agências precisam, e estão mais dispostas a trabalhar com roteiristas inexperientes, para aumentar a sua clientela. Dentre as agências mais consagradas, certifique-se de listar as que estão recebendo roteiros e estão dispostas a aceitar novos roteiristas.

  4. 4

    Verifique os créditos dos filmes que você gosta para ver o nome do roteirista. Entre em contato com o “Writers Guild of America”, por telefone ou pela internet, para saber quem o representa.

  5. 5

    Vá a uma conferência de escritores. Esses lugares podem ser excelentes, não apenas para aprender mais sobre os agentes; mas também, uma vez que você começa a interagir realmente com eles, tomar conhecimento do que um agente procura.

  6. 6

    Organize sua lista da seguinte forma: essas agências localizadas em Los Angeles ou Hollywood no topo da listagem, depois, as que ficam fora de LA e Hollywood e, por fim, inclua até as agências localizadas em Nova York.

  7. 7

    Verifique todos os agentes de roteiro na sua lista e compare com aqueles listados em "Writer's Guild of America". O WGA fornece uma relação que é atualizada a cada dois meses em seu site. Se uma dessas em sua lista não estiver incluída no site do WGA, não envie seu script para ela.

  8. 8

    Envie cartas de apresentação e que demonstrem o seu trabalho, começando com as agências de Los Angeles e Hollywood. Enviar dez por vez, é um bom começo. Se receber de volta uma carta de recusa, envie outra de apresentação à próxima agência da sua lista.

Dicas & Advertências

  • O envelope padrão pode ser melhor que usar aqueles maiores, feitos de papel pardo, para receber informações das agências. Todas elas solicitam um envelope com porte pago, se você enviar suas perguntas por correio. Enviar um envelope padrão parece mais profissional e você descobrirá que receberá com frequência mais cartas de recusa escritas à mão, em vez das temidas cartas formais, começando com "Prezado autor".
  • Se você enviar um roteiro para um agente, certifique-se de que ele está registrado no "Writers Guild" (não-membros podem registrar roteiros pelo correio, pessoalmente ou pela internet) ou tem direitos autorais reconhecidos em alguma instituição. Escreva seu script nos formatos mais aceitos, que podem ser encontrados no software para edição de roteiros, como o Final Draft. Um script mal formatado, mesmo que seja tão bom quanto "Guerra nas Estrelas", provavelmente não terá mais de um leitor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível