Como encontrar aparelhos eletrônicos de escuta em um cômodo

Escrito por ty scalera | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como encontrar aparelhos eletrônicos de escuta em um cômodo
Alguém está ouvindo a sua conversa? (eavesdropping image by pixelcarpenter from Fotolia.com)

Dispositivos secretos de escuta são usados ​​não apenas pelo governo, mas também por empresas e indivíduos que desejam bisbilhotar para espionar os outros. Embora alguns sejam tão avançados tecnologicamente que se tornam praticamente indetectáveis, a maioria das escutas pode ser descoberta com relativa facilidade devido à sua dependência de fontes de energia e de sinais de rádio/celular. Para determinar se um dispositivo de escuta foi instalado em sua casa, seu escritório ou em seu veículo, você terá de analisar todas as fontes de energia e procurar frequências de rádio/celular na área.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Lanterna
  • Dois telefones celulares
  • Detector de frequência de rádio (RF) -- também conhecido como um detector de bug

Lista completaMinimizar

Instruções

    Checando as fontes de energia

  1. 1

    Remova com uma chave de fenda todas as placas de tomada e placas de interruptor no quarto em que você está procurando a escuta. Depois de remover uma placa, você deve ver um buraco retangular contendo uma massa de fios na parede atrás dele. Estes buracos são locais privilegiados para se esconder aparelhos de escuta, pois facilitam o acesso a uma fonte de energia: os fios.

    Como encontrar aparelhos eletrônicos de escuta em um cômodo
    Placa de interruptor (light switch image by Jim Mills from Fotolia.com)
  2. 2

    Coloque sua lanterna em cada um dos orifícios da parede. Você não deve ver nada além da fiação interna. Se notar qualquer coisa que pareça suspeita ou fora de lugar, não toque. Contate a polícia e conte a eles o que você encontrou.

    Como encontrar aparelhos eletrônicos de escuta em um cômodo
    Fiação da tomada (electric outlet image by Dawn Williams from Fotolia.com)
  3. 3

    Inspecione todas as outras fontes de energia acessíveis que possam estar no cômodo -- caixas de fusíveis e luminárias, por exemplo -- da mesma maneira. Novamente, se você encontrar alguma coisa, chame a polícia.

  4. 4

    Verifique também o sótão e o porão. Nessas áreas, há geralmente uma grande quantidade de fiação exposta, uma fonte de energia de fácil acesso.

    Calibrando seu detector RF

  1. 1

    Ligue o deu detector RF, girando o disco totalmente e colocando o aparelho em uma superfície plana. Ele deve começar a apitar rapidamente.

  2. 2

    Gire o botão no detector RF de volta para baixo até que o sinal sonoro pare completamente.

  3. 3

    Faça uma ligação de um dos celulares para o outro, posicionando-se ao lado do detector RF. Ele deve começar a apitar rapidamente de novo.

  4. 4

    Fique a uma distância de 3 a 3,6 m do detector, mantendo a ligação entre os celulares aberta. O detector deve continuar apitando, só que mais lentamente, a uma taxa de cerca de 160 bpm. Se ele está apitando menos do que 120 vezes por minuto (cerca de duas vezes por segundo), gire o disco ligeiramente para cima para aumentar a sua sensibilidade. Se ele estiver batendo mais rapidamente do que 160 vezes por minuto, gire o botão ligeiramente para baixo.

    Fazendo a varredura

  1. 1

    Mova o detector RF lentamente ao longo das superfícies de todos os dispositivos eletrônicos na sala, mantendo-o a cerca de 60 cm de distância de cada aparelho. Se ele começa a apitar, verifique se o dispositivo que você está inspecionando está desligado e faça o procedimento novamente. Se o detector RF continuar a apitar rapidamente, você pode ter encontrado uma escuta.

  2. 2

    Repita esse processo com todos os objetos não elétricos no cômodo - mesas, cadeiras, armários etc -- e, finalmente, com as paredes. Um único apito do detector RF provavelmente não indica que você encontrou uma escuta. Procure, em vez disso, apitos rápidos e contínuos, o que indicaria uma transmissão de sinal de rádio.

  3. 3

    Entre em contato com a polícia se você acredita ter encontrado algo.

Dicas & Advertências

  • Desligue todos os principais produtos eletrônicos do lugar -- televisão, leitor de DVD e aparelho de som -- antes de executar a varredura.
  • Assegure-se de que o detector RF esteja calibrado conforme descrito no Passo 2. Se você colocá-lo em uma configuração muito sensível, ele pode pegar até mesmo ondas eletromagnéticas provenientes de aparelhos e tomadas.
  • Se você acha que sabe onde uma escuta está localizada, mas não obtém um sinal, coloque o detector RF perto de onde você acha que a escuta está escondida e espere de cinco a dez minutos. Muitos dispositivos de transmissão emitem um sinal a cada cinco minutos e, quando o sinal for enviado, o detector RF deve começar a apitar rapidamente.
  • Se você acredita ter encontrado um dispositivo de escuta, não o toque. Ligue para a polícia local e peça para que eles deem uma olhada. Se você mover o dispositivo, ele não será mais válido como prova. Os métodos descritos neste artigo não são eficazes com todos os dispositivos de escuta. Se não encontrar nada, mas continuar a perceber evidências de que os outros estão a par de suas conversas, entre em contato com um investigador profissional ou com a polícia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível