Como encontrar um arquivo cache no Mozilla Firefox

Escrito por kevin lee | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como encontrar um arquivo cache no Mozilla Firefox
O cache do Firefox ajuda você a encontrar arquivos interessantes de sessões de navegação anteriores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Enquanto você navega na internet, os sites enviam vários arquivos ao seu navegador Firefox. Eles podem ser imagens, textos, JavaScript ou mesmo arquivos de MP3, que são armazenados em cache para acelerar a sua navegação. Por exemplo, ao retornar a um site que contenha um MP3 grande, o navegador irá retomar esse arquivo a partir do cache, e não da página da web. Aprender a explorar o cache do Firefox tornará possível visualizar e ouvir arquivos antigos encontrados na internet.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Localizar o cache

  1. 1

    Abra o Firefox.

  2. 2

    Digite "about:cache", na barra de endereços do navegador.

  3. 3

    Aperte "Enter". Uma nova página será aberta e mostrará informações sobre o cache do Firefox.

  4. 4

    Localize a seção "Disk Cache Device" (Dispositivo de cache no disco). Clique no link "List Cache Entries" (Listar entradas de cache). Uma página será aberta e mostrará blocos de informações descrevendo os arquivos no cache. Muitos campos de informação serão exibidos em cada bloco. O campo "Expires" (Expira em) mostra a data de expiração do arquivo de cache. O campo "Data Size" (Tamanho dos dados) mostra o tamanho do arquivo. O campo "Key" (Chave) contém a URL que identifica o site que colocou o arquivo no cache. Por exemplo, se você encontrar um link que contenha as palavras "youtube.com", então o arquivo de cache veio desse site.

    Visualizar arquivos em cache

  1. 1

    Percorra a lista e observe o texto que aparece no final desses links. É possível visualizar palavras como ".jpg", ".gif" e ".png", que são arquivos de imagens. Qualquer imagem em cache que você esteja procurando terá um link que contém uma destas extensões de arquivo.

  2. 2

    Localize um link que contenha uma extensão de arquivo como ".mp3" ou ".wav", que são arquivos de áudio em cache. É possível encontrar aquela música que você ouviu enquanto navegava, armazenada em cache.

  3. 3

    Procure por links que contenham ".js". Eles são arquivos de JavaScript que o Firefox armazenou em cache e podem ser bastante úteis para desenvolvedores de web.

  4. 4

    Clique em um link que contenha uma extensão de arquivo, como descrita anteriormente. Uma nova página contendo um link será aberta. Clique nesse link para que a imagem seja exibida em uma nova página.

  5. 5

    Clique no botão "Voltar" do Firefox, para retornar à página "Disk Cache Device", que lista os arquivos em cache. Clique em algum link que contenha uma extensão como ".mp3" e depois clique no link da nova página que se abre, para escutar o áudio.

  6. 6

    Clique novamente no botão "Voltar" do navegador, para retornar à página "Disk Cache Device". Continue explorando as entradas nessa página e procure pelos arquivos que você considera interessantes.

Dicas & Advertências

  • Também é possível procurar o cache através de palavras chave; basta apertar "Ctrl" e "F". Uma caixa "Localizar" irá aparecer na parte inferior do Firefox, onde é possível digitar palavras chave, tais como ".mp3", ".jpg" ou mesmo o nome de um site. Por exemplo, se você deseja encontrar um arquivo ".css" em cache, digite ".css" (sem aspas) na caixa "Localizar" e aperte "Enter"; o arquivo será localizado pelo Firefox.
  • Limpar o seu cache através do Firefox ou de uma ferramenta de limpeza causa o desaparecimento do seu conteúdo. Ele será preenchido com novas entradas à medida em que você navegar na web.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível