Mais
×

Como encontrar um caça-talentos

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo mundo muda de emprego uma ou mais vezes em sua carreira. Ao realizar a mudança, a fonte mais comum para localizar a próxima posição é usar um caça-talentos (ou headhunter), também conhecido como serviço de colocação ou recrutador. Esses profissionais são especializados em desenvolver relações tanto com os empregadores para ajudá-los a localizar candidatos qualificados e experientes quanto aos empregados que têm a necessidade de encontrar um novo emprego. Encontrar um caça-talentos é bem simples. Aqui estão alguns dos fundamentos que ajudarão o candidato a localizar o serviço de colocação correto e utilizar plenamente seus serviços.

Instruções

Para entrar no mercado de trabalho, a ajuda de um caça-talentos pode ser de grande importância (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

    O caça-talentos - seu parceiro para encontrar o melhor emprego disponível

  1. Determine o que você está procurando para sua próxima posição. Escreva uma lista do que "deve ter" e o que evitar. Fazer isso ajudará você a selecionar o caça-talentos correto para sua busca e a localizar a empresa e posição certas. Uma das decisões mais importantes é se você deve ou não mudar, pois isso determinará onde será o lugar da pesquisa.

  2. Localize todos os caça-talentos disponíveis na sua área ou na área para a qual você gostaria de mudar. A melhor forma é procurar por recrutadores, serviços de colocação e caça-talentos online. Seja específico ao falar de sua profissão, já que os caça-talentos tendem a se especializar em determinadas áreas quando desenvolvem relação com empregadores. Um excelente exemplo dessa especialização é na área de contabilidade. As empresas que colocam contadores normalmente não colocam outros tipos de trabalhos corporativos e definitivamente não colocam qualquer mão de obra qualificada ou trabalhos científicos.

  3. As "placas virtuais" de trabalho são outra forma de localizar os recrutadores. Um par de placas comuns que abrangem a maioria das posições são monster.com e careerbuilder.com. A maioria das ofertas de trabalho encontradas nessas placas é de empresas de colocação, tornando-as uma grande fonte para você se conectar com as pessoas certas à pesquisa. Existem várias placas específicas de carreira que podem ajudá-lo na pesquisa também. Olhe através das placas por posições que você gostaria de buscar e envie seu currículo.

  4. Depois de ter localizado um ou mais serviços de colocação, reúna-se com eles pessoalmente se puder. O pessoal desses serviços tem se reunido com os possíveis empregadores e poderá ajudá-lo a ficar de frente para alguém que sabe o que eles estão procurando e treina você sobre a melhor maneira de se apresentar em uma entrevista. Vista-se de acordo com a ocasião. Leve uma cópia do seu currículo e uma lista de referências que podem ser usadas para ajudar na pré-qualificação para os cargos que eles querem preencher. Leve também algumas questões sobre o que você está procurando e como pode melhorar sua apresentação pessoal quando se encontrar com um empregador. Os recrutadores recebem seus honorários quando você está empregado, por isso é do interesse deles ajudá-lo a se preparar o máximo possível.

  5. Depois de ter concluído seu primeiro encontro com o caça-talentos, dê seguimento periodicamente para garantir que você está no topo da lista de candidatos. Envie a eles uma breve nota de agradecimento pela reunião, chame-os uma vez por semana para fazer novas perguntas a sua pesquisa e descubra se existem novos movimentos no mercado. Você deve estar atento e certificar-se de que seu currículo apresenta suas habilidades e experiências de uma forma que os empregadores se sintam atraídos por você como um bom candidato.

  6. Depois de um tempo você será selecionado para uma ou mais entrevistas. Siga os conselhos do caça-talentos sobre como se apresentar com confiança e equilíbrio e você deve se dar bem.

Dicas

  • A colocação normalmente leva em média de dois a seis meses dependendo da sua profissão e do mercado de trabalho. Quando você sabe que precisa fazer uma mudança, comece cedo a fim de dar tempo suficiente para localizar com sucesso a posição correta.

Aviso

  • Qualquer empresa que afirme que ajudará você a localizar uma posição por uma taxa inicial não é um serviço de colocação, mas sim um serviço de marketing. Alguns profissionais e tipos de posições são mais adequados para essa abordagem, mas, na maioria das vezes, eles não valem os honorários porque só ajudam a modificar seu currículo e, em seguida, passam você ao longo de um processo em que você se torna o verdadeiro caçador de talentos.

O que você precisa

  • Currículo - cópias impressas e eletrônicas
  • Lista de referências pessoais e profissionais
  • Traje de negócios apropriado para a profissão
  • Lista de questões sobre o tipo de posição que você está procurando
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article