Mais
×

Como encontrar a causa para erupções cutâneas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As erupções cutâneas não acompanhadas de doenças são muito comuns e geralmente não são problemas de saúde sérios, mas podem ser difíceis de diagnosticar. Existem diversos tipos de erupções cutâneas, mas todas envolvem mudança de cor e textura da pele. Fazendo um pequeno trabalho de detetive e seguindo os passos certos, você e seu plano de saúde devem estar aptos para descobrir a origem de tais erupções.

Instruções

Encontre a causa de suas erupções cutâneas
  1. Determine quando a erupção primeiramente surgiu. Muitas vezes a causa está relacionada a uma atividade específica. Coisas que você toca podem causar dermatite de contato. Detergentes, produtos químicos, látex e plantas são algumas causadores comuns. Muitas erupções cutâneas são leves, mas algumas vezes elas podem causar calombos, bolhas e coceira. Se você foi a uma floresta, pode ter entrado em contato com algum carvalho venenoso, sumagre ou outra variedade de erva daninha.

  2. Examine seu corpo para descobrir a extensão da irritação e como ela se parece. Se a erupção aparece somente em uma parte do corpo, é provavelmente que seja uma dermatite de contato. No entanto, se aparecer por todo o corpo e você não tiver outro sinal de doença, pode ser devido a algo que ingeriu, causando uma reação generalizada. Esse tipo de erupção cutânea é o fator de identificação de eritema, uma doença infantil que aparece nos braços, pernas e bochechas. A natureza da erupção é frequentemente a dica para a causa.

  3. Pense se alguma coisa faz a irritação melhorar ou piorar. Se a causa da irritação for algo que você está usando, como um novo detergente, sabonete ou cosmético, ou se é algo que está comendo. A irritação pode sumir quando você remove determinado alimento de seu cardápio.

  4. Revise quaisquer novos remédios que você tenha começado a tomar. As reações alérgicas a novos medicamentos podem causar erupções cutâneas generalizadas na pele, o que geralmente ocorre logo após a ingestão de algumas doses. Avise seu médico sobre todos os remédios que você estiver tomando, incluindo os não prescritos e os que forem à base de ervas.

  5. Converse sobre quaisquer outros sintomas que você esteja sentindo. Dores nas juntas, febre e fadiga acompanhadas por erupções cutâneas são motivos para procurar seu médico. Há várias possibilidades a serem consideradas, tais como a doença de Lyme ou a febre maculosa. Uma irritação associada à herpes-zóster é dolorosa por seu envolvimento com os nervos internos. Tratamento precoce para essa doença é necessário para prevenir futuras complicações.

  6. Veja fotos de diferentes tipos de erupções cutâneas. As causas mais comuns são reações alérgicas, infecção por bactéria, efeitos de medicamentos, peles irritadiças, infecção por fungos, mordidas de insetos e infecções por parasitas. As descrições e sintomas variam. Olhar fotos no site da Clínica Mayo poderá ajudá-lo a determinar o que está causando as erupções cutâneas

Aviso

  • Avise seu médico se sua irritação de pele estiver acompanhada por febre e qualquer outro tipo de doença.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article