Como encontrar a ideia principal de um parágrafo

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como encontrar a ideia principal de um parágrafo
A ideia principal de um parágrafo identifica sobre o que o autor está falando (book worm.., image by blaQ from Fotolia.com)

Uma parte importante do desenvolvimento da compreensão de uma leitura é identificar a ideia principal de um parágrafo ou passagem. A ideia principal afirma o propósito geral do autor ao escrever. Identificar a ideia principal e reiterá-la em suas próprias palavras desenvolve a habilidade de compreensão e análise. Embora existam muitas técnicas para identificar a ideia principal de uma leitura selecionada, algumas diretrizes gerais e estratégias tanto para ler quanto para verificar sua seleção podem melhorar sua habilidade para selecionar informações importantes de uma passagem.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Passagem de leitura selecionada
  • Caneta ou marca-texto
  • Papel

Lista completaMinimizar

Instruções

    Encontrando a ideia principal

  1. 1

    Leia o título. Alguns parágrafos ou passagens terão um cabeçalho ou título que descreve a ideia principal. Se um título for "Flores de jardim populares", então o próximo parágrafo provavelmente descreverá quais tipos de flores são comuns em jardins.

  2. 2

    Leia a primeira sentença do parágrafo. Muitos começam com uma sentença temática que delineia a ideia ou ponto principal da passagem inteira. As sentenças que vêm após a sentença temática nos dão detalhes auxiliares. Por exemplo, leia a seguinte passagem: "Rosas são um tipo de flor popular em jardins. Rosas são fáceis de cultivar e lindas para se olhar. Rosas exalam um aroma agradável quando florescem. Embora rosas tenham espinhos, elas continuam sendo uma escolha comum entre os jardineiros". A primeira sentença nos diz que todas as próximas sentenças estarão falando sobre a popularidade das rosas.

  3. 3

    Leia a passagem do começo ao fim. Se a ideia principal não estiver especificada na primeira sentença, provavelmente estará na última. Na seguinte passagem, a ideia principal está na última sentença. "Margaridas, lírios e rosas são boas flores para os jardineiros. Elas são fáceis de cultivar e lindas. Cravos também são uma escolha popular porque eles vêm em várias cores. Em climas mais quentes, hibiscos são populares, mas em climas frios, gramíneas e arbustos são as plantas de escolha. Há muitas opções de flores populares para os jardineiros". A última sentença sumariza a lista que a precede.

  4. 4

    Leia a passagem inteira. Se a primeira e a última sentenças não identificam a ideia principal, use um marca-textos enquanto relê o parágrafo. Marque as palavras ou ideias que se repetem. Marque frases que comecem com expressões marcantes, como "O aspecto mais importante é..." ou "É mais interessante que...". Ideias repetidas são evidências prováveis do pensamento principal do autor. "Água, terra, exposição ao sol e clima são fatores que contribuem para o crescimento da flor. Escolher as flores certas para o seu jardim deve depender desses fatores. Há muitas variedades de flores disponíveis aos jardineiros. Flores exóticas exigem mais cuidado que as flores populares. Flores comuns são normalmente fáceis de cuidar, e visualmente interessantes". A repetição das palavras "flor", "cuidado" e "comum / popular" sugere que a passagem é sobre as variedades de flores comuns e as razões pelas quais elas são populares.

    Verificando sua seleção

  1. 1

    Depois de ler a passagem, vire-a para baixo. Use uma folha de papel em branco para reescrever o que você lembra. É provável que as ideias-chave que você se lembrar são os principais pontos do autor. Depois que você fizer sua lista, releia o parágrafo. Se houver outros pontos importantes que não estão na sua lista, você provavelmente não identificou a ideia principal.

  2. 2

    Reescreva a passagem com suas próprias palavras. Dê para um amigo ou colega de classe uma cópia do que você reescrever e uma cópia do parágrafo original. Peça a um amigo para comparar os parágrafos. Se eles são essencialmente a mesma coisa, então você identificou a ideia principal. Se houver muitas diferenças no significado, então você provavelmente não identificou a ideia principal.

  3. 3

    Reapresente a ideia principal como uma questão. Substitua a sentença temática pela sua versão questionadora da ideia principal. Se todas as sentenças subsequentes responderem à questão, então você identificou corretamente a ideia principal. Por exemplo, leia a seguinte passagem: "Há muitas razões pelas quais algumas flores são mais populares que outras. Flores comuns são tipicamente mais fáceis de cuidar e requerem menos água. Flores populares vêm em uma grande variedade de cores. Muitas flores comuns atraem animais tais como borboletas e abelhas, que ajudam na polinização". A primeira sentença pode ser escrita em forma de questão como, "Por que algumas flores são mais populares que outras?". Todas as sentenças seguintes à temática respondem a essa questão. A ideia principal é "por que algumas flores são mais populares que outras".

Dicas & Advertências

  • Ler estratégias também pode te ajudar a identificar a ideia principal. Tente ler a passagem para si mesmo, em voz alta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível