×
Loading ...

Como encontrar a metade de uma fração

Atualizado em 11 agosto, 2017

Ao calcular a metade de uma fração, está sendo encontrada uma fração de uma fração. As frações são compostas por dois números inteiros, um sobre o outro, separados por um traço. Esses dois números (superior e inferior, ou numerador e denominador, respectivamente) formam um valor único menor que um quando o numerador for menor do que o denominador. É possível reduzir uma fração à metade por meio de operações com o numerador e o denominador.

Instruções

A fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Simplifique a fração a ser reduzida pela metade. Para reduzir ou simplificá-la, é necessário eliminar o maior fator comum entre o numerador e o denominador, ou seja, o fator com o maior valor que é compartilhado por eles. Por exemplo, na fração 8/10, os fatores do numerador 8 são: 1, 2, 4 e 8; e os fatores do denominador 10 são: 1, 2, 5 e 10. Para os números 8 e 10, o maior fator comum é 2: 8/2 é igual a 4 e 10/2 é igual a 5; então, reduzir 8/10 resulta em 4/5.

    Loading...
  2. Divida o numerador da fração reduzido por 2, se ele for par. Para reduzir 4/5 à metade, divida o numerador 4 por 2 para obter a fração final 2/5.

  3. Multiplique o denominador reduzido da fração por 2, se ele for ímpar. Na fração 1/3, por exemplo, há um numerador ímpar; multiplique o denominador 3 por 2 para obter a fração final 1/6.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...