Como encontrar o número de elétrons

Escrito por contributing writer | Traduzido por fabricio carvalho
Como encontrar o número de elétrons

Encontrando o número de elétrons de uma molécula

Chemistry experiment image by mrfotos_fotolia from Fotolia.com

Átomos contêm prótons, elétrons e nêutrons. Prótons têm carga positivo, enquanto que elétrons possuem cargas negativas. Por todos os átomos terem um carga neutra, o número de elétron é sempre igual ao número de próton. Esta última resulta da característica de um elemento químico conhecida como número atômico. No entanto, moléculas chamas de íons podem carregar uma carta negativa ou positiva -- por exemplo, CO3(-2) ou NH4(+). A presença de íons indica que durante uma reação química uma substância perde ou ganha elétron. Como um exemplo, vamos calcular o número de elétrons da molécula KNO3 e da carga negativa do íon SO4(-2).

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calculadora
  • Tabela periódica dos elementos químicos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Analise a fórmula química e escreve os tipos de elementos que a compõe e também o número de átomos de cada um. O primeiro exemplo, KNO3, contém os elementos potássio ( K - 1 átomo), nitrogênio (N - 1 átomo) e oxigênio ( O - 3 átomos). O segundo exemplo. SO4(2-), contém o elemento enxofre (S - 1 átomo) e oxigênio ( O - 4 átomos).

  2. 2

    Consulte à tabela periódica dos elementos químicos (disponível nas Fontes) e encontre o número atômico inteiro de cada elemento identificado na Passo 1 -- o número que aparece acima do símbolo do elemento químico. No nosso exemplo, o número atômico dos elementos potássio (K), nitrogênio (N), oxigênio (O) e enxofre (S) são respectivamente 19, 7, 8 e 16.

  3. 3

    Multiplique o número atômico do elemento pelo número seu número de átomos (Veja no passo 1). Repita esse processo para todos os elementos da molécula, depois some todos para calcular o número de elétrons. No primeiro exemplo, o número de elétrons do KNO3 é (19 x 1) + (7 x 1) + (8 x 3) = 50. No segundo exemplo. o número de elétrons do SO4(2-) é (16 x 1) + (8 x 4) = 48.

  4. 4

    Subtraia o valor do número de elétrons obtidos no passo 3 se o íon tiver uma carga positiva, ou some se for negativa. Pule este passo se a molécula for neutra. No nosso exemplo, somente o SO4(2-) é um íon; e tem a carga negativa de 2. Some esse valor ao total encontrado no passo 3 para determinar o total do número de elétrons dessa molécula : 48 +2 = 50.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media