Mais
×

Como encontrar o número de lados de um polígono

Atualizado em 11 agosto, 2017

Um polígono, por definição, é qualquer forma geométrica delimitada por um certo número de lados retos, e ele é considerado regular se cada um dos lados tiver comprimento igual. Os polígonos são classificados pelo seu número de lados. Por exemplo, um de seis lados é um hexágono e um de três é um triângulo. O número de lados de um polígono regular pode ser calculado usando os ângulos internos e externos, que são, respectivamente, os ângulos de dentro e fora criados pela ligação dos lados do polígono.

Instruções

Um polígono, por definição, é qualquer forma geométrica delimitada por um certo número de lados retos (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Subtraia o ângulo interno de 180. Por exemplo, se o ângulo interno for de 165°, subtraindo-se de 180 sobram 15.

  2. Divida 360 pela diferença entre o ângulo interno e 180. Por exemplo, 360 dividido por 15 é igual a 24, que é o número de lados do polígono.

  3. Divida 360 pelo valor do ângulo externo para também encontrar o número de lados do polígono. Por exemplo, se a medida do ângulo externo é de 60°, dividindo-se 360 por 60 dá 6. Seis é o número de lados que o polígono tem.

Dicas

  • Subtraindo-se o ângulo interno de 180 dá o ângulo externo, e subtraindo-se o ângulo externo de 180 dá o ângulo interno, pois esses ângulos são adjacentes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article