Mais
×

Como encontrar o número de linhas no MATLAB

Atualizado em 20 julho, 2017

MATLAB é um programa técnico de computação usado nas comunidades científicas e de engenharia, que precisam de uma automática e eficiente manipulação e processamento de dados em conjuntos de alta dimensão. Esses dados estão frequentemente contidos na forma de matriz, onde cada elemento da matriz tem sua localização única, representada pela linha e coluna coincidentes. Várias funções no MATLAB, importantes para o processamento automático de dados necessitam das dimensões da matriz.

Instruções

O número de linhas e colunas de uma matriz pode ser determinado usando o MATLAB (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Apague todas as funções e variáveis salvas no workspace, digitando "clear all" (apagar tudo) na janela de comando.

  2. Crie uma matriz randômica de três linhas por cinco colunas, utilizando o comando "test=rand(3,5)".

  3. Determine as linhas e colunas da matriz utilizando o comando "[r c]=size(teste)", onde a saída será o número de linhas, três, no interior da matriz teste, e "c" o número de colunas, cinco. R e c serão salvas como variáveis dentro do workspace ativo e poderão ser utilizadas em futuros cálculos que necessitem do tamanho da matriz.

Dicas

  • Outra maneira de determinar as dimensões da matriz é utilizando o comando "length(matrix)", onde matrix é o nome da matriz em questão. Isto retornará a maior dimensão da matriz, portanto, apenas a dimensão das linhas ou colunas será dada.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article