on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como encontrar o perímetro molhado de um canal trapezoidal

Atualizado em 17 abril, 2017

"Perímetro molhado" é um termo utilizado em diversos campos da engenharia para se referir à extensão do perímetro do canal que fica molhada quando ele está cheio em uma determinada profundidade. Para encontrar o perímetro molhado de um canal com uma seção transversal trapezoidal, é necessário encontrar a profundidade da água, a largura do canal na parte inferior e a largura de cada lado inclinado partindo da base até o ponto alcançado pela superfície da água.

Instruções

Muitos canais feitos pelo homem possuem seções transversais trapezoidais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Encontre a profundidade do nível da água e a largura da base do canal. Inicialmente, meça a profundidade (h) da água no canal, em seguida meça a largura (w) da base do canal no diagrama de escala.

    Loading...
  2. Desenhe uma linha vertical pontilhada a partir de cada borda da base até o nível da água para dividir o trapézio em um retângulo e dois triângulos de altura h. Meça a base do triângulo esquerdo (a) e a base do triângulo direito (b).

  3. Calcule o perímetro molhado (Pm) do canal trapezoidal de acordo com a seguinte fórmula: Pm = w + ((a^2 + h^2) ^ 1/2) + ((b^2 + h^2) ^ 1/2).

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Diagrama de escala da seção trapezoidal do canal

Referências

Loading ...
Loading ...