Mais
×

Como encontrar as pernas do transistor 2N3055 NPN

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

O transistor de energia 2N3055 NPN é vendido em um estojo padrão de metal, desenvolvido pela Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), chamado de TO-3. O estojo em formato de chapéu possui dois pinos curtos vindo na vertical através da parte inferior e dois buracos para ser montados com segurança contra um aquecedor de metal. Os pinos estão um pouco balanceados à um dos buracos, facilitando a identificação das pernas. Os dois pinos são os dois terminais do transistor, com o estojo servindo como um terceiro.

Instruções

Os transistores possuem configurações padrões baseadas no estilo do estojo (four gold transistors on blue image by Eugene Tokarev from Fotolia.com)
  1. Certifique-se de que o transistor esteja montado de forma que suas duas pernas estejam apontando para baixo.

  2. Gire horizontalmente o transistor até que um dos buracos de montagem esteja mais para o seu lado, e as pernas estejam mais perto de você do que o outro buraco de montagem. As pernas não estão na mesma distância dos buracos de montagem; elas estão mais perto de um buraco do que do outro.

  3. Identifique as pernas do transistor. A da esquerda é a base, a da direita é o emissor e o estojo é o coletor.

Dicas

  • O 2N3055 NPN possui um complemento PNP, o MJ2955. Ele possui a mesma configuração física base-coletor-emissor.
  • Essa é uma configuração comum para transistores bipolares no pacote TO-3. Se você encontrar transistores similares tendo um estojo TO-3, é provável que tenham o mesmo layout.

O que você precisa

  • Ficha de dados do 2N3055
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article