×
Loading ...

Como encontrar a raiz quadrada de números irracionais e frações?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os números irracionais são os que não podem ser expressos em uma forma de fração simples (numerador/denominador). Eles são encontrados em retas numéricas e tendem a ser infinitos. São quase exclusivamente expressos em decimais, inclusive um dos números irracionais mais famosos, que é o Pi (aproximadamente 3,14). Embora seja impossível encontrar a raiz quadrada exata de um número irracional, é possível achar o número que seja mais próximo dela fazendo os cálculos apropriados e arredondando a resposta em decimal.

Instruções

É impossível descobrir a raiz quadrada exata de um número irracional (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Aperte o botão de raiz quadrada da sua calculadora científica e digite o número irracional que deseja usar. Por exemplo, se quer saber a raiz quadrada de 14, aperte o botão "raiz quadrada", digite 14 e aperte "Enter". A resposta será aproximadamente 3,741657.

    Loading...
  2. Arredonde o decimal para a centena mais próxima (dois número após a vírgula). Com o exemplo citado no "Passo 1", seu número será 3,74.

  3. Eleve o decimal ao quadrado para ver se está próximo do número irracional original. Aperte o botão "Clear" da calculadora e digite o número decimal seguido do botão "quadrado" e aperte "Enter". Ao ser elevada ao quadrado, a sua resposta deve estar entre um décimo do número irracional original. Por exemplo, se elevar ao quadrado 3,74, a resposta será 13,9876. Ao arredondar, a resposta será 13,99, apenas um décimo a menos do número irracional 14 com o qual começamos. A melhor resposta para a raiz quadrada de 14, então, é 3,74.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora científica

Referências

Loading ...
Loading ...