Mais
×

Como encontrar o meu servidor DNS primário no meu computador

Atualizado em 23 março, 2017

Todo computador conectado a internet tem um endereço do Internet Protocol (IP). Uma vez que as máquinas se comunicam através de números, esses endereços IP são um conjunto de números, como "193.86.22.4". O Sistema de Nomes de Domínio - Domain Name Service (DNS) transforma os números IPs em um alfabeto associado, como "www.test.com.br" que é mais fácil de usar, entender e lembrar. Os computadores conectados a internet normalmente se conectam através de um servidor DNS. Para encontrar o endereço IP do seu servidor DNS primário ou secundário no Windows, você precisa usar o prompt de comando.

Instruções

Os servidores DNS traduzem os endereços IP em nomes que a gente pode se lembrar (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Abra o menu "Iniciar" e selecione "Todos os programas." Alternativamente, você pode abrir o mesmo menu e clicar em "Executar."

  2. Selecione "Acessórios" e depois "Prompt de comando." Usando o método alternativo, digite "cmd" (sem aspas) na caixa que aparecerá e clique em "Ok".

  3. Digite "ipconfig /all" (sem aspas) no prompt de comando e pressione "Enter."

  4. Role a listagem que está sendo exibida para encontrar o seu servidor DNS primário. Se ele não estiver listado como primário e aparecer apenas "Servidores DNS" na lista, muito provavelmente você possui um endereço IP dinâmico, que significa que ele pode mudar a cada vez que você acessa a internet. Mas não se preocupe, pois isso é muito comum entre os provedores de serviço de internet. Nesse caso, você deve entrar em contato ou verificar no site do provedor qual é a faixa de servidores que eles usam como servidores DNS.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article