×
Loading ...

Como encontrar o tamanho certo de guitarra

Atualizado em 17 abril, 2017

Escolher o tamanho errado de guitarra pode deixar seu som a desejar. Especialmente no caso de ser um violão. Selecionar o tamanho errado do violão pode afetar seu aprendizado do instrumento. Se o braço ou corpo de um violão for maior ou mais largo do que o ideal para você, poderá causar câimbras nos braços e nas mãos, tornando a experiência de tocar desconfortável.

Instruções

Violão (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escolha uma guitarra menor para um guitarrista com menos de 12 anos. O site “Cool Discount Instruments” dá dicas para efetuar a compra do instrumento de tamanho correto para cada idade e altura: uma guitarra de 1/4 para guitarristas de 4 a 6 anos, entre 1 m e 1,15 m de altura, uma guitarra de 1/2 para guitarristas de 5 a 8 anos, entre 1,20 m e 1,35 m de altura, e uma guitarra com 3/4 do tamanho normal para guitarristas de 8 a 11 anos, medindo entre 1,40 m e 1,55 m de altura.

    Loading...
    Violões (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  2. Considere evitar violões com corpos maiores se você for adulto com baixa estatura. De acordo com Peter Kun Frary, professor de música da Universidade do Hawai, Leeward, “A maioria das pessoas com menos de 1,60 m achará os violões Jumbo e Dreadnought desconfortáveis de segurar. Guitarristas de menor estatura devem considerar escolher os modelos clássico, NEX ou Folk”.

    Mulher com um violão (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  3. Selecionar o tamanho correto do violão ajudará a alcançar o som que deseja. Violões menores – como o clássico, o NEX e o Folk – oferecem graves e agudos melhores do que violões de corpos maiores, como os Dreadnoughts e Jumbos. O fato de terem graves e agudos bem acentuados, faz dos violões menores perfeitos para configurar ajustes. São ótimos para base e para se distinguir de outros instrumentos. Os Dreadnought e Jumbos têm mais grave e mais projeção de som, fazendo-os perfeito para solistas.

    Violão (Fuse/Fuse/Getty Images)
  4. Avalie e teste a espessura e a largura do braço, quando escolher uma guitarra elétrica. Escolher uma guitarra elétrica pelo tamanho do braço é geralmente o único fator de escolha de tamanho em guitarras para adulto. Os braços de guitarras elétricas são geralmente mais finos do que braços de violões. Se você tiver mãos pequenas, escolha uma guitarra com o braço mais fino, para tornar o praticar mais confortável.

    Braço do violão (Jacques Croizer/iStock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • As medidas de altura e idade mencionadas nesse artigo são apenas referências e não se aplicam a todos. Altura, peso, e biotipo devem ser considerados na hora de escolher o instrumento ideal para você. O melhor jeito de encontrar um instrumento de tamanho ideal para você é testar diversos instrumentos de tipos e tamanhos em uma loja próxima a você.

O que você precisa

  • Escolha uma guitarra menor para um guitarrista com menos de 12 anos. O site “Cool Discount Instruments” oferece dicas para efetuar a compra do instrumento de tamanho correto para cada idade e altura: uma guitarra de 1/4 para guitarristas de 4 a 6 anos, entre 1 m e 1,15 m de altura, uma guitarra de 1/2 para guitarristas de 5 a 8 anos, entre 1,20 m e 1,35 m de altura, e uma guitarra com 3/4 do tamanho normal para guitarristas de 8 a 11 anos, medindo entre 1,40 m e 1,55 m de altura.

Referências

Loading ...
Loading ...