×
Loading ...

Como encontrar o tamanho correto de nadadeiras

Atualizado em 17 abril, 2017

As nadadeiras não são necessárias para a prática da apneia, mas permitem que o mergulhador se mova mais rapidamente na água. Elas fornecem um sistema de propulsão, e podem ser encontradas em vários formatos e tamanhos. Não importa qual modelo você escolher para a sua aventura debaixo d'água, o importante é optar pelo tamanho adequado. Nadadeiras de tamanho inadequado geram desconforto e podem causar bolhas ou serem perdidas.

Instruções

Nadadeiras de tamanho adequado facilitam a prática da apneia (Four yellow fins expecting swimmers image by Georgiy Pashin from Fotolia.com)
  1. Primeiramente, descubra o tamanho do seu pé. A maioria das nadadeiras vêm em tamanhos pequenos, médios e grandes, e há uma nota do fabricante com relação ao tamanho que corresponde à numeração dos pés. Se você ficar entre dois tamanhos, as meias ou botas de neoprene podem ajudar a personalizar o seu ajuste.

    Loading...
  2. Avalie o seu nível de conhecimento de apneia. Os mergulhadores iniciantes podem preferir nadadeiras que tenham uma superfície menor. Embora essas nadadeiras ofereçam um poder de propulsão menor, elas são mais leves e fáceis de manusear. Já os mergulhadores de nível mais avançado podem preferir as de superfície maior. Essas nadadeiras oferecem maior propulsão e movimentos mais rápidos debaixo d'água.

  3. Escolha um modelo de nadadeira. Os modelos mais conhecidos são: de calcanhar e sem calcanhar. O modelo de calcanhar cobre todo o pé do mergulhador, e oferece proteção para o calcanhar, mas não é ajustável. O modelo sem calcanhar vêm com uma alça ajustável para o calcanhar. Isso permite que você experimente ajustes diferentes para encontrar o tamanho adequado ao seu pé.

  4. Decida se você quer usar botas de neoprene (também conhecidas como botas de mergulho). Essas botas são populares entre os mergulhadores, e também podem aumentar o conforto na prática do snorkeling. As botas deslizam sobre os seus pés e acrescentam uma camada entre a pele e as nadadeiras. Isso ajuda a evitar bolhas e aumenta o nível de conforto. Lembre-se de que as botas aumentarão o tamanho do seu pé, e você precisará de nadadeiras maiores. Geralmente os mergulhadores utilizam botas com nadadeiras sem calcanhar. Elas podem ajudar na personalização do ajuste das nadadeiras que ficarem grandes nos seus pés.

  5. Experimente várias marcas de nadadeiras, e decida qual é mais confortável. Pode haver uma grande diferença no ajuste de fabricantes diferentes. As nadadeiras devem caber confortavelmente nos seus pés, e não podem ser desconfortáveis, ou apertadas, a ponto de cortar a circulação.

Loading...

Dicas

  • Para praticar, caminhe com as nadadeiras nos pés. Evite tropeços levantando os pés enquanto caminha.
  • Para facilitar a sua entrada, entre de costas na água.
  • Visite o site do fabricante para saber as recomendações específicas para o seu tamanho, e as sugestões relacionadas ao uso e ajuste das nadadeiras.

O que você precisa

  • Tamanho do pé
  • Botas de neoprene

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...